arte de star wars: o despertar da força
Opinanerd

Star Wars: J.J Abrams, Capitã Phasma e a nova era da franquia

Charles Luis Castro

5 maio, 2015

Sempre confiei em J.J Abrams. Sério mesmo. Ele fez um trabalho lindo com Star Trek e é de longe o cara certo para comandar esse recomeço de Star Wars. O apreço técnico que ele tem, a disposição de deixar tudo o menos superficial possível é de se aplaudir. E não é que pra colocar a cereja no bolo, ele me aparece com a primeira stormtrooper mulher da vasta história da franquia! Mais do que isso - que já é algo histórico - é uma capitã com um visual foda pra caralho!

Em uma era onde o feminismo é condenado e as mulheres ainda tem que fazer das tripas coração para ter destaque na cultura pop, um pequeno passo como esse pode gerar uma poderosa revolução. George Lucas criou sua obra prima Star Wars em um momento onde a sociedade não era tão evoluída assim. Imagine o alvoroço que seria uma mulher com um sabre de luz cortando marmanjos ao meio. Imagina se a Capitã Phasma fosse criada naquela época e os machos vissem outros machos batendo continência pra ela na telona. Meu amigo, seria um deus nos acuda.

Mas sabe o que é ainda mais bacana de tudo isso? Gwendoline Christie ser a mulher por baixo da máscara cromada. Fica complicado ligar o nome à pessoa? Ela é a destemida Brienne de Tarth em Game of Thrones. E se você acompanha a série ou leu os livros sabe que ela ADORA chutar bundas e cortar cabeças. Não lhe ofereça um príncipe, ela não precisa. Ao contrário, dê a ela uma espada e uma armadura e ela vai salvar o príncipe (bem, não funcionou com Renly mas você entendeu meu ponto de vista...). Foi ela quem selou o destino do Cão de Caça na série, aplicando uma surra bem dada no elemento. Ela não foge de uma briga meu chapa. E agora não vai fugir de uma batalha com lasers e naves espaciais. Quer apostar comigo que ela vai derrubar qualquer um pela frente?

Seria bacana se todo mundo realmente visse essa escolha pelo grau de importância que ela tem. Mas a sociedade evoluiu lentamente desde Star Wars: Uma Nova Esperança. Na cabeça dos homens, e de algumas mulheres infelizmente, ainda predomina o padrão de beleza. E daí que Gwendoline não se encaixa no que você acredita ser o ideal? Caguei pra isso. Porque não é por esse prisma que a luz tem que passar. Vem aqui, chega bem pertinho: Ela não precisa tirar a roupa pra ser importante, ela já é importante pelo simples fato de estar lá. Arma em punho e armadura polida. Só com isso ela já ganhou minha admiração. Mas você pode não ligar para Brienne, então vou mostrar mais uma face do problema. Cutucar a ferida pra você poder sentir alguma coisa.

brienne-of-tarth-1024

Vai encarar?

Seguinte, vamos pegar Vingadores: Era de Ultron. Você sabe que a Disney é dona da Marvel e tal né? Que cada filme desse tipo gera uma caralhada de produtos licenciados como blusas, bonecos, lancheiras, garrafas térmicas, mochilas, tênis e etc. Você já deve ter visto isso nas lojas. Mas te pergunto agora: Em quantos desse produtos a Viúva Negra e a Feiticeira Escarlate estão presentes? Quantos action figures delas você poderá dar para seu filho (a)? Acredito que pouquíssimos. O engraçado é que as duas personagens deveriam, segundo a lógica atual do mundo, ganhar mais destaque. Ou vai me dizer que a Scarlet Johansson e a Elizabeth Olsen não são bonitas?! Que elas não roubaram a cena no filme?

O problema na verdade é que as mulheres ainda não ganharam o devido respeito. Xingamentos pela aparência e exclusão da linha de produtos licenciados são sintomas dessa doença mortal. Quando o protagonismo vem, infelizmente, vem pelo motivo errado. Não pelo o que a personagem pensa ou fala, mas pelo o que ela veste ou não veste...

Black-Widow-Age-of-Ultron-poster-600x421Entendeu aonde quero chegar? "Briennão", "Mulher Macho", "Deve pegar mais mulher do que eu" é o tipo de coisa que sou obrigado a ler desde que ela apareceu em Game of Thrones e que voltaram a ser usados nas últimas horas. Mulheres fortes em posição de poder causam isso na sociedade? Por isso uma mulher com super poderes acaba ficando no cantinho enquanto os homens salvam o dia? Ser apenas a bunda grande ou seios fartos do filme é o que as mulheres merecem? Faz-me rir. Por isso a Capitã Phasma é tão importante meu jovem Padawan. É a pioneira da cura.

O Império agora se chama Primeira Ordem. Uma nova alcunha para novos tempos. Sim, caro leitor e leitora, os tempos mudam sabiam? Por que não começar a acompanhar essa onda também? Diversidade é do que o mundo precisa. Até mesmo uma galáxia distante precisa variar um pouco. Quebre mais paredes da sociedade J.J Abrams. Manda mais diversidade que ainda tá pouco.

Continue no CosmoNerd para mais novidades, listas e análises da cultura pop, geek e nerd. Aproveite para nos seguir em todas as redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram e Youtube) para não perder nenhuma novidade.

Deixe um comentário