Opinanerd

Inumanos: não tem filme, mas tem série.

Charles Luis Castro

15 nov, 2016

De uns anos pra cá, os Inumanos viram sua popularidade crescer nos corredores da Marvel. Promessa de um filme, destaque em Agents of SHIELD e novas HQ's, ocupando um espaço que surgiu com a fase capenga dos X-Men. Parecia ser um cenário perfeito, mas que foi se mostrando algo complicado. Pelo menos do ponto de vista cinematográfico.

Desde o anúncio do filme, a saga dos Inumanos no cinema entrou em uma espécie de esquecimento. Pouco se falava sobre trama, elenco, diretores e até mesmo um encaixa no MCU. Depois surgiram os rumores de que o longa nunca veria a luz do sol, reforçados pela alteração da data de lançamento original. Muito se comentou que isso era fruto da briga entre Cinema e TV, ou dando nomes aos bois, Kevin Feige e Isaac Perlmutter.

Isaac Perlmutter é o chefão da Marvel Entertainment e responsável pelas séries de TV da Casa das Ideias. Kevin Feige é o manda-chuva do Marvel Studios, ou seja, responsável pelo MCU. Mas durante um bom tempo, Feige teve que prestar contas para Isaac e isso sempre gerou atritos entre ambos. E os Inumanos estavam no meio. Feige nunca escondeu que não curtia a ideia de um filme dos personagens, muito por conta deles terem sido apresentados em Agents of SHIELD.

Desse modo, seria como se a TV servisse como guia para o Cinema. Como se Isaac desse as cartas. Mas depois que uma reformulação no comando fez com que Feige passasse a responder diretamente para a Disney, surgiu a oportunidade perfeita para enterrar o filme dos Inumanos.

Ainda sim, Kevin sempre desconversou o assunto, alegando recentemente que os personagens ainda estavam em seus planos. Mas agora descobrimos quais eram esses planos. Segundo informações do THR, Marvel, ABC e IMAX (que é uma empresa, caso você nunca tenha percebido) vão preparar uma série dos Inumanos. Sim, quem um dia já foi apontado como uma resposta aos X-Men da FOX, agora vai debutar no mundo da TV. Não que isso seja um demérito, muito pelo contrário.

inhumans

E antes que você escreva um textão, como esse, é preciso perceber o quanto a ideia é ótima, pelo menos do ponto de vista comercial. Qualidade já é outra história. Marvel e ABC possuem uma relação de sucessos e "fracassos". Agents of SHIELD foi o primeiro fruto dessa parceria, que bem ou mal, ainda está por aí. Nesse caminho ainda teve Agent Carter, que foi vítima do fantasma da baixa audiência. A ABC ainda engavetou o projeto derivado de AoS, que não passava de uma forma de surfar na audiência da série principal.

As duas ainda cuidam das produções da parceria Marvel/Netflix. Sim, Demolidor e sua turma tem um dedo da ABC Studios. Logo, é natural que a parceria seja invocada para produzir a série. Mas isso também é uma boa jogada para a ABC. Vivemos na fase de ouro da TV, pelo menos se analisarmos a quantidade de conteúdo gerado. Mas o streaming está abalando as estruturas das audiências dos canais, despontando como uma alternativa barata e de qualidade.

A ABC é uma dessas redes que está perdendo público, por isso uma nova série baseada em quadrinhos pode ajudar a melhorar as coisas. Principalmente pela terceira parte desse triângulo amoroso criativo: o IMAX. Uma das partes da notícia afirma que os dois primeiros episódios, de oito, serão filmados em câmeras IMAX e exibidos nos cinemas mundiais por duas semanas. Logo após esse período, os outros episódios (com conteúdo inédito) vão para a TV. Mantendo ainda a melhor qualidade de filmagem.

Assim, o canal espera atrair a atenção do público mais jovem. Confiando na fórmula da alta tecnologia e personagens da Marvel, que gera rios de dinheiro no cinema. Sem contar que seria uma forma inovadora de apresentar um novo conteúdo. Pelo menos é o que acredita Ben Sherwood, presidente do Grupo Disney-ABC Television.

inhumans-royal-family

Mas o aspecto mais interessante da série dos Inumanos é justamente a presença da IMAX. A empresa canadense vai co-financiar o projeto ao lado de Marvel e ABC, permitindo assim um maior investimento na qualidade da filmagem e dos efeitos especiais, algo que é calcanhar de Aquiles até mesmo dos grandes canais de TV.  Além de representar uma inovação nos rumos da companhia.

IMAX nunca trabalhou na produção de uma série, tão pouco fez o lançamento de uma em suas salas. Mas isso não significa que eles não estavam de olho nesse nicho, já que exibiram episódios de Game of Thrones nos EUA. Mas será a primeira vez que uma série "original" será exibida nas mais de 1000 salas da empresa.

E assim como a ABC, também pode ser uma forma de atrais mais público. Afinal, apesar de não parecer, não é todo dia que blockbusters chegam aos cinemas. Com isso, existe uma queda de arrecadação em períodos bem definidos. Richard L. Gelfond, executivo-chefe da empresa, espera que essa iniciativa possa se transformar em uma fonte de lucro nesses períodos sem grandes estreias. Pode até não dar certo, mas é inegável que estamos diante de uma parceria poderosa no mundo das séries de TV.

most-powerful-inhumans-cover-image

Claro que a ida dos Inumanos para a TV indica que os planos de Kevin Feige para o MCU não sofreriam grandes alterações com essa decisão, ainda mais se lembrarmos que a data de estreia do extinto filme havia sido alterada para a chegada do Homem-Aranha. Também já tem quem comente que o reboot dos X-Men tem ligação com isso, imaginando aí uma parceria no melhor estilo Marvel/Sony, só que com a Fox na jogada.

Apesar de poucas informações, já sabemos que a série dos Inumanos se passará nos dias atuais e terá como foco a Família Real, composta por Raio Negro, Medusa, Gorgon e etc. Mas produtores, elenco e abordagem ainda são um mistério que deve ser revelado nos próximos meses. A estreia está marcada para o segundo semestre de 2017.

Deixe um comentário