De uns anos pra cá, os Inumanos viram sua popularidade crescer nos corredores da Marvel. Promessa de um filme, destaque em Agents of SHIELD e novas HQ’s, ocupando um espaço que surgiu com a fase capenga dos X-Men. Parecia ser um cenário perfeito, mas que foi se mostrando algo complicado. Pelo menos do ponto de vista cinematográfico.
Desde o anúncio do filme, a saga dos Inumanos no cinema entrou em uma espécie de esquecimento. Pouco se falava sobre trama, elenco, diretores e até mesmo um encaixa no MCU. Depois surgiram os rumores de que o longa nunca veria a luz do sol, reforçados pela alteração da data de lançamento original. Muito se comentou que isso era fruto da briga entre Cinema e TV, ou dando nomes aos bois, Kevin Feige e Isaac Perlmutter.
Isaac Perlmutter é o chefão da Marvel Entertainment e responsável pelas séries de TV da Casa das Ideias. Kevin Feige é o manda-chuva do Marvel Studios, ou seja, responsável pelo MCU. Mas durante um bom tempo, Feige teve que prestar contas para Isaac e isso sempre gerou atritos entre ambos. E os Inumanos estavam no meio. Feige nunca escondeu que não curtia a ideia de um filme dos personagens, muito por conta deles terem sido apresentados em Agents of SHIELD.
Desse modo, seria como se a TV servisse como guia para o Cinema. Como se Isaac desse as cartas. Mas depois que uma reformulação no comando fez com que Feige passasse a responder diretamente para a Disney, surgiu a oportunidade perfeita para enterrar o filme dos Inumanos.
Ainda sim, Kevin sempre desconversou o assunto, alegando recentemente que os personagens ainda estavam em seus planos. Mas agora descobrimos quais eram esses planos. Segundo informações do THR, Marvel, ABC e IMAX (que é uma empresa, caso você nunca tenha percebido) vão preparar uma série dos Inumanos. Sim, quem um dia já foi apontado como uma resposta aos X-Men da FOX, agora vai debutar no mundo da TV. Não que isso seja um demérito, muito pelo contrário.
E antes que você escreva um textão, como esse, é preciso perceber o quanto a ideia é ótima, pelo menos do ponto de vista comercial. Qualidade já é outra história. Marvel e ABC possuem uma relação de sucessos e “fracassos”. Agents of SHIELD foi o primeiro fruto dessa parceria, que bem ou mal, ainda está por aí. Nesse caminho ainda teve Agent Carter, que foi vítima do fantasma da baixa audiência. A ABC ainda engavetou o projeto derivado de AoS, que não passava de uma forma de surfar na audiência da série principal.
As duas ainda cuidam das produções da parceria Marvel/Netflix. Sim, Demolidor e sua turma tem um dedo da ABC Studios. Logo, é natural que a parceria seja invocada para produzir a série. Mas isso também é uma boa jogada para a ABC. Vivemos na fase de ouro da TV, pelo menos se analisarmos a quantidade de conteúdo gerado. Mas o streaming está abalando as estruturas das audiências dos canais, despontando como uma alternativa barata e de qualidade.
A ABC é uma dessas redes que está perdendo público, por isso uma nova série baseada em quadrinhos pode ajudar a melhorar as coisas. Principalmente pela terceira parte desse triângulo amoroso criativo: o IMAX. Uma das partes da notícia afirma que os dois primeiros episódios, de oito, serão filmados em câmeras IMAX e exibidos nos cinemas mundiais por duas semanas. Logo após esse período, os outros episódios (com conteúdo inédito) vão para a TV. Mantendo ainda a melhor qualidade de filmagem.
Assim, o canal espera atrair a atenção do público mais jovem. Confiando na fórmula da alta tecnologia e personagens da Marvel, que gera rios de dinheiro no cinema. Sem contar que seria uma forma inovadora de apresentar um novo conteúdo. Pelo menos é o que acredita Ben Sherwood, presidente do Grupo Disney-ABC Television.
Mas o aspecto mais interessante da série dos Inumanos é justamente a presença da IMAX. A empresa canadense vai co-financiar o projeto ao lado de Marvel e ABC, permitindo assim um maior investimento na qualidade da filmagem e dos efeitos especiais, algo que é calcanhar de Aquiles até mesmo dos grandes canais de TV. Além de representar uma inovação nos rumos da companhia.
IMAX nunca trabalhou na produção de uma série, tão pouco fez o lançamento de uma em suas salas. Mas isso não significa que eles não estavam de olho nesse nicho, já que exibiram episódios de Game of Thrones nos EUA. Mas será a primeira vez que uma série “original” será exibida nas mais de 1000 salas da empresa.
E assim como a ABC, também pode ser uma forma de atrais mais público. Afinal, apesar de não parecer, não é todo dia que blockbusters chegam aos cinemas. Com isso, existe uma queda de arrecadação em períodos bem definidos. Richard L. Gelfond, executivo-chefe da empresa, espera que essa iniciativa possa se transformar em uma fonte de lucro nesses períodos sem grandes estreias. Pode até não dar certo, mas é inegável que estamos diante de uma parceria poderosa no mundo das séries de TV.
Claro que a ida dos Inumanos para a TV indica que os planos de Kevin Feige para o MCU não sofreriam grandes alterações com essa decisão, ainda mais se lembrarmos que a data de estreia do extinto filme havia sido alterada para a chegada do Homem-Aranha. Também já tem quem comente que o reboot dos X-Men tem ligação com isso, imaginando aí uma parceria no melhor estilo Marvel/Sony, só que com a Fox na jogada.
Apesar de poucas informações, já sabemos que a série dos Inumanos se passará nos dias atuais e terá como foco a Família Real, composta por Raio Negro, Medusa, Gorgon e etc. Mas produtores, elenco e abordagem ainda são um mistério que deve ser revelado nos próximos meses. A estreia está marcada para o segundo semestre de 2017.