Opinanerd

Destruindo ou Procurando Dory?

Edipo Pereira

1 jul, 2016

Não adianta gostar de Procurando Dory para depois matá-la!

No aquário da cidade, ambiente familiar: é agradável e tentador levar as crianças para esse tipo de passeio. Ao observar aqueles peixinhos, sempre rola um sentimento nostálgico quando vemos o alaranjado peixe-palhaço, aquele mesmo de Procurando Nemo da Pixar. A procura por essa espécie aumentou consideravelmente a partir do lançamento do filme (2003), inclusive de quem possui aquário em casa.

paracanthurus hepatus, dory da vida real13 anos depois, Procurando Dory chega aos cinemas. Dory é uma espécie de paracanthurus hepatus (imagem ao lado), mais conhecido como peixe cirurgião, uma espécie que pode estar em risco de extinção. Como a demanda para ter uma "Dory" em cada aquário deve crescer, é natural que se use métodos mais práticos possíveis afim de facilitar essa atividade, e é aí que mora o problema: um desses métodos se dá através do uso de cianeto, algo ilegal, que compromete o ecossistema da espécie (clique aqui para saber mais). Dessa forma, ambientalistas pedem que o público assista e se divirta com o filme, mas não procurem uma Dory para ter no seu aquário.

Infelizmente, muitos não entendem a mensagem e dão péssimo exemplo, como esse shopping aqui. Mas em contrapartida, muitos clientes reagem negativamente possibilitando a qualquer empresa uma autocrítica. Quem assistir Procurando Dory de mente aberta certamente entenderá a mensagem do filme, que de certa forma expõe o quão danoso é a desenfreada intervenção humana para a natureza em geral. Cabe a nós ensinar nossos filhos, primos e irmãos pequenos que o valor da vida marinha vai além de um aquário.

Porque não faz sentido gostar de algo para destruí-lo. É o mesmo que curtir X-Men e ser preconceituoso ao mesmo tempo ou então ser fã de Jogos Vorazes e apoiar regimes totalitários. Não encontre uma Dory.

Procurando Dory está em exibição nos cinemas, leia nosso Review.

Continue ligado no CosmoNerd para mais novidades e análises da cultura pop, geek e nerd. Diariamente publicamos conteúdo em áudio, vídeo e texto sobre filmes, séries, quadrinhos, livros e games.

Não deixe de se inscrever em nosso canal no YouTube. Curta, comente e ative as notificações.

Deixe um comentário