Esse foi um ano com muitas decepções no cinema, como a gente mostrou nessa lista. Mas, felizmente, tivemos ótimas surpresas e filmes muito bons, vamos limpar um pouco o gosto amargo que 2016 deixou na nossa boca relembrando os melhores filmes do ano.
Invasão Zumbi
Não deixe o péssimo título nacional te afastar desse ótimo filme coreano de zumbis. Train to Busan pega os zumbis de Guerra Mundial Z e traz para um emotivo e cheio de ação longa pós-apocalíptico enquanto acompanhamos um pai levando sua filha para outra cidade de trem no momento que acontece um outbreak zumbi. Direção claustrofóbica e frenética, vale a ida ao cinema, aproveita que não vai ficar muito tempo.
Melhor Coisa: O personagem de bigode da foto.
Confira nosso review aqui.
Rogue One: Uma História Star Wars
Ainda está no cinema e precisa ser conferido pra quem não viu ainda (de preferência em IMAX). Rogue One traz uma nova abordagem para a franquia Star Wars com um longa que mistura elementos de filme de assalto e de guerra.
Melhor Coisa: A cena Fan Service do Darth Vader no final.
Confira nosso review aqui.
Deapool
Quem imaginava que o tagarela da Marvel conseguiria entregar um dos melhores filmes de super herói do ano, cheio de comédia e violência gratuita. Toda a campanha viral do filme e empolgação de Ryan Reynolds nos deram um divertido filme adulto na violência e linguagem mas bem infantil em diversos momentos, com diversas referências à cultura pop.
Melhor Coisa: A cena de ação inicial intercalando com Flashbacks contando a origem do personagem.
Confira nosso review aqui.
A Bruxa
Um filme de terror que não tem susto, não é apelativo e conta uma história fechadinha e desgraçada. A Bruxa dividiu opiniões e nos trouxe um terror psicológico com temas bem pesados e um clima bastante tenso.
Melhor Coisa: Aquela fotografia acinzentada que tira toda esperança de nossos corações.
Creed: Nascido para Lutar
Isso mesmo, às vezes é difícil lembrar os filmes que estrearam no início do ano, mas Creed foi uma das melhores surpresas de 2016. O longa continuou o legado de Rocky com um dos melhores filmes da franquia, cheio de emoção, ótima trilha sonora e incríveis cenas de luta.
Melhor coisa: As lutas com planos sequência que estou tentando entender até agora como foram feitos.
Zootopia
Disney está vivendo sua nova era de ouro de animações, parece que o estúdio aprendeu com seu primo Pixar e vem fazendo ótimos filmes. Zootopia traz o melhor dos filmes noir e traz diversas críticas à nossa sociedade envolvendo preconceito e classes sociais, tudo com muito suspense e diversão.
Melhor Coisa: O ratinho poderoso chefão.
Invocação do Mal 2
Eu não curto muito filmes de terror, mas Invocação do Mal está se tornando uma das minhas franquias favoritas. James Wan pegou o real casal Warren e está os transformando em super heróis do cinema de terror, trazendo casos reais e dando uma roupagem mais pop e hollywoodiana.
Melhor coisa: O filme possui todos os clichês de filme de terror e ainda consegue ser bom passando bastante suspense.
Confira nosso review aqui
Capitão América: Guerra Civil
É mais um filme dos Vingadores do que do Capitão na verdade, mas os Irmãos Russo conseguiram entregar um filme digno de qualquer outro de espionagem juntamente com um ótimo filme de super heróis. O longa tem um dos roteiros mais densos do MCU mas ainda sim consegue entregar a porradaria entre super heróis que a gente sempre quis, tudo isso amarrado com um plot e situações que fazem mais sentido que a hq original.
Melhor coisa: Toda aquela cena do aeroporto, incluindo a ótima participação do Homem Aranha.
Confira nosso review aqui
Rua Cloverfield 10
Um filme que poucos viram mas que considero um dos melhores do ano. Quanto menos você souber da história, melhor ainda. Mas ignore o nome, esse longa não tem nada a ver com o filme anterior e embarque nessa história com ótimo roteiro, atuações fenomenais e um clima claustrofóbico desgraçado.
Melhor coisa: As cenas de tensão que te deixam agarrando a poltrona.
Confira nosso review aqui
A Chegada
Denis Villeneuve está numa sequência de filmes fantásticos, o diretor que vai trazer o próximo Blade Runner próximo ano nos entregou nesse o que é considerado o melhor filme de 2016 por muitos críticos e público em geral. A Chegada é uma ficção bem realista, com um clima tenso e ótimas atuações que vai te deixar intrigado para saber como a história vai se desenvolver.
Melhor coisa: A fotografia do longa que te traz para dentro do filme, em alguns momentos claustrofóbica e confusa para passar a ideia da falta de comunicação, em outras com planos abertos para mostrar como somos pequenos.
Confira nosso review aqui
Esses foram as nossas escolhas, ficou algum filme de fora? Comenta aí!