Listas

Os melhores filmes animados da DC

Raphael (Ph) Carmo

18 ago, 2016

Quem acompanha os filmes de super-herói nos cinemas pode estar percebendo que eles não vão muito bem, seus dois últimos filmes dividiram os fãs e crítica, com mais pessoas falando mal do que bem na verdade. Mas existe um ramo em que a DC está a anos luz da sua concorrente Marvel: os longas animados para home vídeo. Seja por causa das adaptações de clássicos dos quadrinhos, pelo cuidado maior com as obras ou pela simplicidade como elas são tratadas, o importante é que são grandes filmes que poderiam muito bem passar nos cinemas. Nessa lista vou indicar alguns dos melhores para vocês conferirem.

7 - Liga da Justiça: A Nova Fronteira

Is 'The New Frontier' The Best Superhero Movie Ever Made?

Uma realidade alternativa contando a origem da Liga da Justiça nos anos 50. Baseado na HQ do recém-falecido Darwyn Cooke, essa animação traz os principais heróis da DC se juntando para enfrentar uma ameaça alienígena mas com todo o contexto da Guerra Fria e referências históricas interessantes. Apesar do final bobo e exageradamente patriota em alguns momentos, é uma ótima diversão.
Melhor coisa: A arte inspirada nas instruções de Cooke, que dão um ar vintage, lembrando muito o traço do Bruce Timm.

6 - Batman do Futuro: O Retorno do Coringa

Batman Beyond: Return of the Joker (2000) | MUBI

Apesar de já ser um filme antigo, é incrível ver a qualidade dessa animação. As cenas de ação são de deixar a boca aberta e dá uma saudade de quando a DC não usava uma mão de obra escrava coreana pra fazer seus filmes. Baseado na animação Batman Beyond, essa história é uma grande homenagem à mitologia do morcego, trazendo vários personagens importantes de volta com uma trama bem amarrada.
Melhor coisa: A qualidade técnica da animação e o roteiro com boas reviravoltas.

5 - Batman: O Cavaleiro das Trevas, Partes 1 e 2

batman de armadura na frente do superman

Apesar de serem dois filmes diferentes, não é justo separá-los nessa lista. A adaptação da melhor história do Batman e umas das melhores dos quadrinhos já feitas traz o roteiro do auge de Frank Miller para as telas e não faz feio. Muito da qualidade dessa animação vez do roteiro original, todos os momentos épicos estão aqui e muito bem colocados. A primeira parte consegue ser bem melhor do que a segunda mas mesmo assim é uma ótima adaptação.
Melhor coisa: A forma como conseguiram adaptar o impacto, tensão e grandiosidade das páginas (já bem cinematográficas) de Frank Miller.

4 - Batman Contra o Capuz Vermelho

batman e robin no topo de um prédio

Terminando os 3 filmes do morcego dessa lista temos essa grande surpresa. Usando um grande acontecimento dramático na vida do herói e a aparição de um novo vilão essa história consegue falar muito sobre o personagem e aborda muito bem o tema já muito discutido sobre o porquê o Batman não mata, além disso tem ótimas cenas de ação.
Melhor coisa:  A discussão sobre "O Batman não matar".

3 - Liga da Justiça: Ponto de Ignição

Flash correndo na velocidade da luz

A adaptação de uma das sagas mais grandiosas da DC conseguiu pegar todo aquela confusão de vários personagens e plots e conseguir fazer uma boa história onde temos o Flash enfrentando Deus e o mundo para tentar arrumar a linha temporal. Apesar de ter um estilo artístico meio anime que não me agrada e uma violência exagerada em alguns momentos, é uma história fantástica de se acompanhar, uma realidade bem sombria e apocalíptica.
Melhor coisa: A forma como conseguiram compilar tanta coisa em um filme de pouco mais de 1 hora e não ficar confuso.

2 - Mulher Maravilha

mulher maravilha saltando numa posição de combate em cima de um inimigo

Uma grata surpresa. A personagem é conhecida por muita gente mas são raros os que realmente conhecem sua história, nesse ótimo filme aventuresco temos a origem da personagem inspirada na história original e o enfrentamento de um vilão. Parece simples mas o longa consegue fazer isso muito bem, com um clima de aventura, ação e um roteiro que enaltece esse choque de paradigmas interessante.
Melhor coisa: A mensagem feminista bem colocada e sutil que tem no texto

1 - Grandes Astros: Superman

superman voando próximo ao sol

Grande parte do mérito desse primeiro lugar vem da própria hq do Grant Morrison, que eu considero como a obra definitiva do Homem de Aço. Mas All Star Superman é uma obra complexa, que homenageia a era de prata do herói e ao mesmo tempo traz um realismo e divindade para o personagem, uma mistura paradoxal perfeita. A arte incrível de Frank Quitely foi adaptada muito bem, tal como a história, que não era fácil de ser transposta pro vídeo. Algumas adaptações tiveram que ser feitas e acredito que muito bem pensadas, conseguiram deixar o filme com um ótimo ritmo, trazendo somente o essencial para essa linda história.
Melhor coisa: A forma como adaptaram a história escolhendo bem o que colocar e o que tirar.

Deixe um comentário