Alien - O Oitavo Passageiro
Listas

Os 5 melhores filmes de Ridley Scott

Escolheres os melhores filmes para comemorar o aniversariante do dia

Raphael (Ph) Carmo

30 nov, 2020

Ridley Scott, um dos diretores mais famosos de Hollywood, completa 83 anos hoje, dia 30 de novembro. Responsável por grandes clássicos de ficção científica, pertence a uma geração diretores que revolucionaram o cinema na década de 70, como Scorsese e Spielberg. Para comemorar essa data especial, o Cosmonerd escolheu os seus 5 melhores filmes para você maratonar hoje e homenagear o diretor.  Não foi uma decisão fácil, mas vamos lá!

Perdido em Marte

Depois de alguns anos sem emplacar um novo grande clássico. Scott faz a sua própria versão de Náufrago mas de uma forma diferente. Em vez de Tom Hanks temos Matt Damon e no lugar de uma ilha deserta temos o inóspito planeta vermelho. O filme, baseado no livro de mesmo nome, é uma ficção que traz muita ciência na resolução de seus problemas, sendo extremamente crível na sua proposta. Apesar de ser uma situação tensa, o personagem de Matt Damon é muito carismático, tornando a experiência do filme algo muito leve e descontraído.

Thelma e Louise

Muito antes das discussões sobre feminismo estarem na grande mídia como vemos hoje, Thelma e Louise traz uma história divertida, dramática e tensa de duas mulheres querendo ser livres. As duas amigas saem em uma viagem e acabam se metendo em uma grande confusão por um acidente que não aconteceria com homens. Mesmo sabendo que estão corretas, elas sabiam que ninguém confiaria nelas então acabam virando foragidas da polícia em uma road trip decadente que leva a um dos finais mais impactantes da história do cinema. Geena Davis e Susan Sarandon tem uma química incrível e carregam o filme nas costas. Apesar de pouco lembrando como um dos clássicos do diretor, vale muito a pena ser visto.

Alien: O 8° Passageiro

Mais uma vez trabalhando com uma mulher forte como protagonista, Scott traz Sigourney Weaver como Ellen Ripley em um clássico da ficção científica. Se Among Us e outras obras de terror espacial fazem sucesso hoje em dia, é tudo graças ao primeiro Alien. O longa é claustrofóbico e tenso nos fazendo temer um local literalmente alienígena onde o perigo pode estar em cada corredor. Além de todas essas qualidades, o filme ainda introduziu um dos monstros mais famosos da cultura pop. Um verdadeiro clássico.

Gladiador

Os grandes épicos eram muito famosos no início da história do cinema. Com o tempo eles foram ficando cada vez mais raros, mas em 2000 Ridley Scott conta a história de Maximus Decimus em um longa fantástico vencedor de 5 Oscars, incluindo melhor filme. Com atores no seu melhor, uma história emocionante, produção super detalhista e trilha sonora maravilhosa de Hanz Zimmer, Gladiador nos fez lembrar que Ridley Scott ainda era um gigante de Hollywood. O longa beira a perfeição e continua incrível até hoje.

Blade Runner

Mais uma vez fazendo um paralelo com o ano de 2020, agora em dezembro teremos o lançamento de um dos jogos mais aguardados dos últimos anos: Cyberpunk 2077. E advinha quem ajudou a estabelecer essa estética na cultura pop? Blade Runner foi um fracasso na época do seu lançamento, mas com as diversas versões do diretor, acabou virando um clássico cult. Baseado no livro "Androides sonham com ovelhas elétricas?" de Phillip K. Dick, o filme literalmente criou a estética cyberpunk no audiovisual. Luzes, neon, chuva, orientais por todo lado, um sentimento de desespero e decadência e um detetive melancólico ajudam a tornar Blade Runner uma referência para distopias até hoje. Apostando em um roteiro e direção mais intimistas, o longa pode não agradar alguns, mas continua sendo uma maravilhosa obra para discutir o que é ser humano e sua relação com o criador.

Deixe um comentário