Listas

Neil Gaiman no Cinema, TV e Rádio

Charles Luis Castro

10 nov, 2016

Neil Gaiman possui uma das mentes mais incríveis da cultura pop, tanto que sua obras estão espalhadas pelas mais diversas mídias desse mundão azul. Seja em contos, romances, quadrinhos, roteiros para séries e filmes e até mesmo biografias de grandes artistas, Gaiman sempre teve como grande meta fazer boa arte.

E para celebrar seu aniversário, montamos essa humilde lista com suas obras escritas que ganharam vida em outras mídias como Cinema e Rádio. Como optamos por apresentar apenas os projetos já concretizados ou que estão próximos da estreia, alguns acabaram ficando de fora. Como o filme de Sandman, que parece que nunca vai sair do papel. E trabalhos mais recentes como O Oceano no Fim do Caminho, que tem seu direitos de adaptação nas mãos da Focus Features.

Neverwhere

p01l9dbf

Neverwhere é um livro baseado no roteiro escrito por Neil Gaiman para uma minissérie da BBC, que foi transmitida em 1996. Após a exibição da minissérie, Gaiman tomou a liberdade de expandir e trabalhar mais elementos da história, além de apresentar ideias originais que ficaram de fora da TV. Em 2013, a BBC Radio 4 transmitiu uma adaptação em 6 episódios de Neverwhere. No elenco estavam nomes de peso como Natalie Dormer, James McAvoy e Benedict Cumberbatch. Neil Gaiman tornou-se um grande fã da adaptação. Ano passado foi anunciado que Francis Lawrence (Jogos Vorazes) está responsável por uma nova adaptação da obra para a TV.

Stardust

341582

Stardust foi o segundo livro solo de fantasia escrito por Neil Gaiman, lançado em 1999 no Reino Unido. Em 2007, a obra foi adaptada no filme Stardust: O Mistério da Estrela, com direção de Matthew Vaughn (X-Men - Primeira Classe, Kingsman). O elenco contava com nomes de peso como Robert De Niro, Ian McKellen e Michelle Pfeiffer. Charlie Cox era o protagonista e mantinha uma rivalidade com Henry Cavill. Hoje, você deve conhecê-los como Demolidor e Superman, respectivamente.

Deuses Americanos

landscape-1466772794-american-gods

Certamente essa é uma das obras mais famosas de Neil Gaiman, tornando-se referência de seu estilo literário. Lançado no Reino Unido em 2001, Deuses Americanos já venceu os prêmios Hugo e Nebula de Melhor Romance. Os planos de uma adaptação para a TV estiveram por muito tempo nas mãos da HBO, que acabou desistindo da ideia. Então, o canal Starz anunciou que estava cuidando do projeto. Com nomes estrelados tanto na produção ( Bryan Fuller e o próprio Gaiman) quanto no elenco (Gillian Anderson, Ian McShane e Peter Stormare), Deuses Americanos tem estreia marcada para o ano que vem.

Coraline

coraline71

Em 2002, após o sucesso de Deuses Americanos, Neil Gaiman lançou seu novo livro de fantasia: Coraline. Com ele, Gaiman venceu novamente os prêmios Hugo e Nebula, dessa vez de Melhor Novela. Também levou o prêmio Bram Stoker de melhor trabalho de novos escritores. Coraline recebeu comparações com Alice no País das Maravilhas, obra máxima de Lewis Carroll, por seu conteúdo surrealista e sua trama baseada em uma realidade alternativa. Em 2009, Coraline estreou nos cinemas como uma animação stop-motion dirigida por Henry Selick (O Estranho Mundo de Jack). O filme conquistou uma multidão de fãs, disputando até o Oscar, o BAFTA e o Globo de Ouro de Melhor Animação. Em 2008 a obra foi transformada em uma graphic novel ilustrada por P. Craig Russell.

Os Filhos de Anansi

dsc_0611

Os Filhos de Anansi é o quinto romance escrito por Neil Gaiman, que estreou em primeiro lugar na lista de best sellers do The New York Times. Mantendo a tradição dos últimos trabalhos de Gaiman, Os Filhos de Anansi conquistou vários prêmios como o Locus Award e o British Fantasy Society Award. Em 2007, a BBC World Service transmitiu uma adaptação para o rádio feita por Mike Walker. O elenco contava com nomes como Lenny Henry e Rudolph Walker. Mas diferente de Neverwhere, Gaiman não ficou tão satisfeito com o resultado. Atualmente a BBC trabalha em uma adaptação para a TV.

Likely Stories

mas_0000000001947109_neil_gaimans_likely_stories_s01_e01-ingested

Likely Stories é uma minissérie de quatro episódios produzida pelo canal inglês Sky Arts. Cada episódio é baseado em um conto escrito por Neil Gaiman, retirados dos livros Fumaça e Espelhos e Coisas Frágeis. Entre os responsáveis pelo projeto estavam Kevin Lehane, Iain Forsyth e Jane Pollard. Likely Stories estreou em 26 de maio desse ano.

Deixe um comentário