Listas

Guia De Leitura | Shazam! (DC Comics)

Douglas "Nexy"

24 jul, 2018

Prestes a ganhar seu filme solo pela Warner, separamos um guia de leitura para o Shazam!

Criado em 1939 pelo roteirista Bill Parker e pelo desenhista C. C. Beck, teremos um filme solo do Shazam! nos cinemas muito em breve. O longa promete ajudar a trazer a Warner para o topo novamente no quesito filmes de super-heróis, algo que desejamos muito que se concretize.

O primeiro trailer conseguiu passar uma boa primeira impressão e, dessa forma, elaboramos um guia de leitura para o personagem da DC Comics. Confira:

O Poder de Shazam

Após os eventos de Crise Nas Infinitas Terras, e ainda chamado de Capitão Marvel, o personagem tinha que ser introduzido no universo da DC Comics, e para isso, Jerry Ordway tinha a difícil tarefa de reestruturar o personagem diante ao novo universo para novos leitores.

Na fase O Poder de Shazam, Ordway preservou vários aspectos das histórias do personagem quando ele ainda era da Fawcett, mudando relativamente algumas ligações do Capitão Marvel com Billy Batson e de seu maior rival, o Adão Negro. Uma fase longa, porém, não menos importante, dita como a mais “clássica” do personagem pois traz os primeiros dias do personagem pelo manto da nova editora e por trazer um clima ótimo da Era de Ouro dos quadrinhos.

A série The Power Of Shazam pode ser dificilmente encontrada no Brasil em edições variadas da editora Abril.

Os Desafios de Shazam

Após a morte do Mago Shazam na mega-saga Crise Infinita, o Capitão Marvel Jr precisava buscar assumir os poderes do mago e nisso dá início a uma nova era aos personagens mágicos do universo.

Apesar da fase tratar da evolução do personagem Freddy Freeman, ela tem um viés muito mais sombrio se comparado com as fases anteriores do personagem, que sempre trouxeram temas mais joviais e falavam muito sobre família e responsabilidade.

A série The Trials of Shazam! #1-12 podem ser encontradas nas edições #1-6 de Os Desafios de Shazam da editora Panini Comics.

Superman/Shazam! O Primeiro Trovão

Judd Winnick, que também escreveu a fase Os Desafios de Shazam, nos traz uma minissérie muito simples e importante para o personagem, mostrando os seus primeiros dias como Shazam ao lado do Superman também no seu início como super-herói. Na trama, Superman e Shazam se unem para investigar um roubo misterioso de alguns objetos que foram roubados de suas respectivas cidades. Os melhores momentos dessa minissérie ocorrem quando o Superman ensina  ao pequeno Billy como é carregar o peso de ser um super-herói, além de mostrar a visão distinta dos dois personagens bastante parecidos em relação ao universo.

A minissérie Superman/Shazam: First Thunder #1-4 pode ser encontrada nas edições #1-2 de Superman/Shazam! O Primeiro Trovão da editora Panini Comics e no volume 70 da coleção de graphic novels da editora Eaglemoss.

Shazam! E a sociedade dos Monstros

Escrita por Jeff Smith, A Sociedade dos Monstros é uma história bem simples e cativante que reconta a origem do Shazam em um traço mais cartunesco, cujo objetivo é trazer de forma mais fácil uma história para todos os públicos. Na trama, vemos como Billy Batson e sua irmã ganharam os seus poderes e juntos tentam impedir o Dr.Silvana e um ataque de monstros.

A minissérie Shazam! The Monster Society of Evil #1-4 pode ser encontrada na edição Shazam! E a sociedade dos Monstros da editora Panini Comics.

Shazam! Com uma Palavra Mágica...

Após a saga FlashPoint: Ponto de Ignição foi iniciado os Novos 52 e, dentre muitos outros títulos, Shazam recebeu um tratamento especial escrito por Geoff Johns, que tinha a tarefa de mais uma vez recontar a origem do herói e fazer mudanças significativas no personagem. Antes lembrado ou citado como Capitão Marvel, agora seria definitivamente apenas Shazam. Johns também estabeleceu que o alter ego de Billy Batson seria modificado, antes, Billy ao dizer a palavra Shazam, mudava a sua personalidade quase que completa para o Capitão Marvel, agora ele realmente se transformaria no Shazam e ficaria em plena consciência. No entanto, essa é uma abordagem já feita em Shazam : New Beggining do Roy Thomas*. A nova roupagem da Família Marvel também é reconstruída, sem falar na motivação e na estrutura do Adão Negro.

A minissérie Shazam! Justice League #0 #21 #7-11 14-16 18-20 pode ser encontrada na edição Shazam! Com uma Palavra Mágica da editora Panini Comics.

Confira nossos outros Guia de Leitura aqui.

*Agradecimento ao leitor José Maria pela contribuição

Deixe um comentário