Na metade da sua fase 4, a Marvel anunciou a produção de Thunderbolts, novo filme do seu universo cinematográfico que terá o comando de Jack Schreier (Cidades de Papel) e prometeu focar em um grupo de vilões das HQs, formando uma equipe bastante familiar da saga.
Afinal, quem são os Thunderbolts?
Os Thunderbolts são um grupo secreto formado por super-vilões conhecidos como Mestres do Terror, que apareceu nas HQs quando os Vingadores e o Quarteto Fantástico estavam ausentes após a saga Massacre.
Fazendo sua primeira aparição em 1997, na HQ Incrível Hulk #449, a equipe foi uma trama engenhosa de alguns vilões enquanto os heróis do momento estavam ausentes. Na história original, a equipe conhecida como Mestres do Terror foi agrupada por Barão Zemo, que devido a sua reputação teve que mudar tanto seu codinome quanto o de sua nova equipe.
Explorando a falta de heróis, os Mestres do Terror começaram a tramar atos heroicos em cima de crimes que eles mesmo poderiam ter cometido. Essa artimanha tinha um pano de fundo por trás: obter segredos confidenciais da S.H.I.E.L.D e a confiança da população.
O que Zemo não esperava era que sua equipe de vilões desconstruídos estivesse com o poder subindo à cabeça. Após contratar para o time uma real heroína chamada Choque, o idealismo de fazer o bem acabou contagiando os outros vilões, fazendo com que eles passassem a agir mais heroicamente.
Corrompidos pelo bem
A saga dos Thunderbolts se desenrola por aí. Zemo não conseguia mais conter o bem propagado pela equipe, quase cedendo ele mesmo a atuar de forma heroica. Porém, após revelar seu plano de dominação mundial através do bem, o genial chefe foi detido pela própria equipe.
Depois, sob a nova direção de Gavião Arqueiro, os Thunderbolts formaram uma espécie de time que fazia um trabalho heroico bem mais obscuro que os X-men, Vingadores e Quarteto. A equipe de anti-heróis chantageava, torturava e até matava alguns vilões se fosse preciso, isso tudo a mando do governo ou não.
A equipe original formada pelos Mestres do Terror teve que receber codinome e uniformes novos, já que sua reputação não estava nada boa por aí.
- Barão Zemo se tornou Cidadão V
- Rocha Lunar virou Meteorita
- Besouro virou Match-IV
- Colombina virou Soprano
- Golias virou Atlas
- Armador se tornou Tecno
- Choque (a única heroína que não sabia de nada da formação)
A primeira formação conseguiu ter um pequeno sucesso por determinado tempo, até que o plano de Zemo falhou. Gavião Arqueiro prosseguiu com os atos heróicos dos Thunderbolts, enfrentando vilões como Graviton, Homem Púrpura (de Jessica Jones) e Barão Von Strucker (de Vingadores: a Era de Ultron).
A rotatividade dos Thunderbolts é uma das maiores características da equipe, já que, por si só, o time era bastante instável em questões de legalidade. Inúmeras crises aconteceram nas mais de duzentas aparições nos quadrinhos, entre elas: a prisão de Gavião Arqueiro, a volta de Zemo manipulando heróis e a batalha contra os Vingadores.
E por não ser uma equipe sólida, alguns personagens emblemáticos já fizeram parte do grupo:
- Luke Cage
- Viúva Negra (Natasha Romanoff – líder da equipe)
- Viúva Negra (Yelena Belova)
- Mercenário
- Treinador
- Soldado Invernal
- Abominável
- Agente Americano
- Duende Verde (líder da equipe)
- Fanático
- Homem-Formiga
- Justiceiro
- Mamba Negra
- Fantasma
- Punho de Ferro
- Venom
Após alguns anos, os Thunderbolts voltaram às HQs com um reboot. Liderados pelo Hulk Vermelho (General Ross, bem famosinho no MCU), a equipe contava com Elektra, Cavaleiro da Lua, Justiceiro, Motoqueiro Fantasma, Agente Venom e Deadpool. Porém, essa ideia não deu muito certo e foi cancelada logo depois.
Quem do MCU deve aparecer no filme Thunderbolts?
Se durante esta matéria seu cérebro já estabeleceu alguns bons links com o que a Marvel vem fazendo até agora é porque você está no caminho certo!
Segundo o Deadline, jornal que vazou a informação do filme Thunderbolts, um dos nomes mais prováveis para integrar o elenco são Yelena Belova (Florence Pugh, de Viúva Negra), Treinador (Olga Kurylenko, de Viúva Negra), Agente Americano (Wyatt Russell, de Falcão e Soldado Invernal) e o Barão Zemo (Daniel Brühl de toda saga do Cap).
Se pararmos para analisar o histórico de vilões e anti-heróis, não há como não pressupor que algumas boas figuras podem ganhar novamente momentos em tela. Personagens como Fantasma, de Homem-Formiga e a Vespa, e o Abominável, de She-Hulk, são possíveis nomes para a nova equipe dos Thunderbolts.
Se a Marvel estiver mesmo tentando fazer o seu Esquadrão-Suicida, a trama deve perpassar por nomes conhecidos de passados sombrios que vão agregar muito a história. Um dos nomes mais cobiçados para essa nova obra é Condessa Fontaine (Falcão e o Soldado Invernal), já que, mesmo com pose de protagonista, o futuro da personagem não chegou a ser explorado nas telas.
Ainda é possível que nosso amante de bonés Kevin Feige cruze alguns limites da produção, explorando muito mais a presença de personagens icônicos do universo. O que não falta a Marvel é bagagem para criar um bom filme com uma trama de tirar o fôlego. Se o multiverso não mostrou ser o limite, a bandidagem com certeza não pode ser.