Quinze dias, de Vitor Martins (Editora Alt, 2017) | Crítica

20
quinze-dias-de-vitor-martins-livro

Felipe está com tudo planejado para as suas férias: vai assistir séries, dormir, ver tutoriais de coisas que ele nunca vai fazer, pôr as leituras em dia, ficar longe das pessoas do colégio que o tratam mal por ser gordo. Porém, ele não estava esperando que sua mãe aceitasse olhar o filho da vizinha por 15 dias enquanto os pais viajam. E pior, o filho da vizinha, Caio, é a primeira paixão de Felipe! Além disso, possui inúmeras inseguranças e não tem o mínimo de trato social. Como será que ele vai lidar com tudo isso?!

Bem, essa é a premissa de “Quinze dias”. Aqui, Vitor Martins constrói rapidamente a vida de Felipe e nos envolve na trama com maestria. Logo estamos nervosos com o protagonista, quando descobre, cinco minutos antes do vizinho chegar, que ele vai passar as férias em sua casa. E Felipe não fala com Caio desde que eles tinham uns 10 anos, então não faz a mínima ideia do que dizer. A cada momento de insegurança, entramos nessa com o protagonista, agoniados, querendo saber como ele vai lidar com todas as questões que vão surgindo no caminho.

Os conflitos são muito bem construídos, e quem foi um adolescente gordo entende tudo pelo qual Felipe está passando. O autor faz questão de discutir sobre gordofobia ao longo da história, com alguns incrementos sobre homofobia, sair do armário, aprender a lidar consigo e com as pessoas ao seu redor. Fala sobre amor, sobre amizade e família. A mãe de Felipe com certeza é a criatura mais incrível de todas, e passei o livro todo pensando que eu estou tentando construir esse tipo de relação com o meu filho, e me derretendo com a companhia e o apoio que ela dá a Felipe. E vice-versa.

foto do autor vitor martins

A história não tem muitos personagens, mas os poucos que têm são bem desenvolvidos, a ponto de você só precisar de poucas linhas para entender como é x ou y, como aquela pessoa se comporta e se conectar com ela.

“Quinze dias” é uma leitura muito leve, um pouco dolorida para quem passa pelos mesmos problemas, mas uma ponta de esperança de que as coisas, afinal, podem dar certo se você se esforçar corretamente, tiver apoio e coragem de mudar.

Anteriormente, falamos sobre “Um Milhão de Finais Felizes”, lançado pelo autor em 2018. Leia nossa crítica aqui.

Detalhes do livro “Quinze dias”

  • Autor: Vitor Martins
  • Capa comum : 208 páginas
  • ISBN-13 : 978-8525063151
  • ISBN-10 : 8525063150
  • Dimensões do produto : 23 x 15.6 x 0.8 cm
  • Editora : Alt; 1ª Edição (2 junho 2017)
  • Idioma: : Português
  • Redes Sociais: Instagram @vitormrtns
Crítica Geral
Quinze dias
10
Mestra em rinha de animal formada em Pokémon Yellow, assassina profissional de zumbis em Plants vs. Zombies 2, Nintendista que trai o movimento jogando em Playstation, revisora literária, escritora nas horas vagas, feminista, mãe de família, leitora e comedora de doces compulsiva. Se identifica fortemente com Peralta, de Brooklyn 99.