Dodô, uma linda história de Felipe Nunes (Stout Club) | Crítica

0
23
dodô felipe nunes

Felipe Nunes, que ganhou notoriedade com a graphic novel Klaus, que lhe rendeu o prêmio do Troféu HQMix na categoria “Novo talento (desenhista)”, traz em Dodô uma sensível e lúdica fábula protagonizada pela pequena Laila, uma criança solitária e vítima da negligência de afeto sofrida pelos pais.

Apesar da leitura rápida, Felipe entrega uma história bastante profunda e com personagens interessantes. A menina está passando por um momento delicado, onde seus pais estão num processo de separação, o que prejudica ela em muitas coisas como ida à escola e a falta de amigos (que estão estudando).

Mas Laila é uma garota de imaginação fértil, e consegue transformar sua clausura domiciliar num parque de diversões ao seu modo. Isso acaba atraindo a atenção de um certo animal para sua residência, que servirá de instrumento para ajudar ela a entender o momento pelo qual está passando.

Assim Felipe Nunes entrega uma obra bastante tocante, que trata de temas como família, solidão e amizade. O único ponto fraco da história é sua duração. Algumas dinâmicas, como a de Laila com o pássaro, mereciam um tempo maior nas páginas. Obviamente, isso é uma questão bastante pessoal, pois o autor foi certeiro em seu poder de síntese, assim como na distribuição emocional da narrativa.

É uma leitura indispensável para quem quer algo rápido de ler, mas com boa dose de subjetividade, principalmente em sua vertente antropomórfica. Além de um inusitado companheiro, a presença do Dodô na rotina de Laila oferece diversas facetas do que é estar na pele da garota.

Felipe Nunes tem um traço incrível, e também consegue diferenciar muito bem os diálogos, onde uma criança possui um modo de se comunicar totalmente diferente de um adulto.

É uma obra madura de um jovem quadrinista que merece a sua atenção desde Klaus. Em 2017 (ano de lançamento de Dodô), merece ainda mais.

dodô felipe nunes

Ficha Técnica – Dodô

  • Capa comum: 80 páginas
  • Editora: Panini; Edição: 1ª (24 de abril de 2017)
  • Idioma: Português
  • ISBN-10: 8542606418
  • ISBN-13: 978-8542606416
  • Dimensões do produto: 26 x 17,8 x 0,4 cm
  • Peso de envio: 200 g