Danilo Beyruth (Graphic MSP Astronauta, Bando de Dois, Necronauta) lançou recentemente seu mais novo trabalho, Corso, que atingiu o topo das vendas na plataforma da Amazon. É a primeira HQ original da editora Comix Zone.
Corso é um talentoso, mas indisciplinado piloto da República dos Cães que, após um encontro inesperado com as forças da Monarquia dos Gatos, naufraga em um planeta desconhecido e nada hospitaleiro. Na tentativa de sobreviver e retomar sua missão, nosso protagonista encontra os habitantes desse novo mundo e descobre algo que nunca julgou possível.
Confira uma prévia:
As clássicas histórias de Carl Barks, Don Rosa e Jeff Smith se juntam às inspirações do autor para esta obra, na qual Danilo usa aventura e ficção científica para levar o leitor à reflexão de questões comportamentais e olhares sobre o mundo trazidas pelos personagens.
A edição da Comix Zone tem capa dura com verniz localizado, 232 páginas em preto e branco, impressas em papel offset de alta gramatura. No site da Amazon talvez você consiga adquirir a versão com bookplate autografado exclusivo (confira aqui). O leitor também pode encontrar a HQ em loas físicas como a Comix, Monstra e Comic Boom em São Paulo.
Alcance social de Corso
Outro desempenho importante de Corso é sua participação na segunda ação de doação de livros para jovens de instituições sociais da periferia da cidade de São Paulo, realizada pela Filmland, produtora brasileira de cinema, por meio do Pro-Mac – Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais e Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. O objetivo da iniciativa é estimular a criatividade por meio da leitura e, no caso de Corso, 600 mil exemplares serão distribuídos gratuitamente entre as instituições Sylvio Passarelli (entidade não governamental com foco na educação para jovens), e Casa do Povo (centro cultural que revisita e reinventa as noções de cultura, comunidade e memória) e Secretaria Municipal de Cultura.
“Especialmente num país como o nosso, ainda com baixo hábito de leitura, essas ações são muito importantes. Uma obra em quadrinhos também pode ajudar a estimular mudanças na vida das pessoas”, pontua Danilo Beyruth, que também é cartunista, ilustrador e publicitário, sendo premiado no Troféu HQMix.
Além de produções de ficção científica, Danilo assina criações de histórias de super-heróis, HQ com foco no cangaço e na colônia japonesa de São Paulo, e histórias de terror, como “Love Kills”, primeiro livro distribuído pela Filmland dentro do Pro-Mac. No cinema, sua HQ “Samurai Shirô” inspirou “A Princesa da Yakuza”, superprodução de ação produzida pela Filmland. Foi colaborador na criação de personagens para o filme “Motorrad – também da Filmland -, selecionado para o Toronto Film Festival. Seus trabalhos como quadrinista foram publicados na Espanha, Alemanha, França, Itália, Portugal e Argentina.