tina-respeito-fefê-torquato-graphic-msp
Hqs e Livros

Tina - Respeito, de Fefê Torquato (Graphic MSP)

CosmoNerd

31 jan, 2020

Desenhada e roteirizada por Fefê Torquato, a HQ retrata Tina como uma jornalista recém-formada, que saiu da casa dos pais em busca de sua independência

Por Esdras Araújo

Tina - Respeito é mais uma obra da celebrada coleção Graphic MSP. Desenhada e roteirizada por Fefê Torquato, retrata Tina como uma jornalista recém-formada, que saiu da casa dos pais em busca de sua independência, possuidora de uma newesletter famosa, muitos seguidores nas redes sociais e que finalmente realiza o sonho de trabalhar na redação de um grande jornal, junto de renomados jornalistas que são referências para ela. Com a insegurança natural de quem conseguiu seu primeiro emprego, ainda buscando se ambientar em seu novo local de trabalho, conciliar vida pessoal/profissional e fazer novos amigos, se vê diante de um grande desafio: como lidar com o assédio sexual.

A história se desenrola de forma bastante verossímil ao que vemos no dia-a-dia, sobretudo no contexto pessoal e profissional retratados, no núcleo de amigos de Tina (Pipa e Rolo marcam presença), mostrando uma dinâmica que retrata muito bem os dias atuais, inclusive no uso de redes sociais. De forma sutil, por vezes bem-humorada e bastante sensível, mas não menos incisiva, podemos ver uma abordagem direta sobre o feminismo e o universo de coisas que o formam, como a questão das mulheres trans e mulheres negras, por exemplo. Evidencia também a importância do jornalismo e sua tão nobre função social. Tudo isso está lá, presente em vários elementos, numa narrativa curta (apenas 82 páginas), mas não menos profunda e tocante por conta disso. O traço delicado de Fefê Torquato consegue transmitir uma série de sensações, que por vezes dispensam o uso de diálogos, dada a sensibilidade trazida nas expressões da personagem, gerando uma imediata empatia com Tina e quantas Tinas não conhecemos?

Vale muito a pena a leitura. Já se tornou a minha Graphic MSP favorita, junto com Jeremias - Pele.

Continue no CosmoNerd para mais novidades, listas e análises da cultura pop, geek e nerd. Aproveite para nos seguir em todas as redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram e Youtube) para não perder nenhuma novidade.

Deixe um comentário