Um aplicativo para incentivar e formalizar fornecedores locais, uma moeda em blockchain para evitar filas e um sistema personalizado para gestão de segurança. Todas essas soluções tecnológicas voltadas à melhoria de grandes eventos foram apresentadas por jovens de comunidades cariocas que participaram hoje (18/07) de um hackathon realizado pela organização social Recode na Casa Firjan, no Rio de Janeiro. Como prêmio, os grupos vencedores terão a chance de apresentar seus projetos ao público do palco Inova Arena do Game XP, dia 27/07, com chances de garantir uma vaga no projeto de empregabilidade da ONG.

Os jovens de família de baixa renda receberam mentoria especializada para que o projeto finalista possa ser desenvolvido e disponibilizado para o mercado. Roberta Coelho, CEO da Game XP, Pedro Guimarães, diretor da Apresenta Rio, Sidney Breyer, empreendedor na área de tecnologia, e Marcos Jochimek, sócio diretor da V3A, trouxeram ideias e inspiração aos futuros programadores.

A iniciativa integra o processo seletivo do Recode Pro, que convida 120 jovens de baixa renda no Rio de Janeiro e São Paulo para uma formação presencial e gratuita de 320 horas em programação. O projeto – que contempla encaminhamento dos concluintes para vagas em grandes empresas – irá priorizar mulheres, afrodescendentes, pessoas com deficiência e pessoas trans, buscando ampliar a diversidade de profissionais no mercado de tecnologia. Assim, a organização social Recode também busca atender a demanda por vagas qualificadas no contexto da crescente exigência por transformação digital. De acordo com a Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia e Comunicação), o setor deve abrir 420 mil vagas até 2024.

“São jovens altamente motivados que perceberam o potencial da tecnologia para criar soluções para os desafios mais urgentes da sociedade, tendo desta vez a sustentabilidade como foco. Isso é empoderamento digital a favor da formação de futuros profissionais conectados com as necessidades do nosso tempo”, afirma Rodrigo Baggio, empreendedor social e presidente da Recode.

“Estamos felizes com essa parceria com a Recode para poder estimular esses jovens empreendedores. Buscaremos criar juntos ideias bacanas para ajudar os eventos do Rio, gerando emprego, tornando-os mais sustentáveis e com mais acesso para todo mundo”, celebra Roberta Coelho, CEO da Game XP.

Continue no CosmoNerd para mais novidades, listas e análises da cultura pop, geek e nerd. Aproveite para se inscrever em nosso canal do Youtube, ativando as notificações para não perder nenhuma novidade em vídeo.