Games

Monster Hunter: tudo sobre a franquia dos games

CosmoNerd

13 jul, 2016

Com o iminente lançamento de mais um título da série chegado ao ocidente, o Cosmonerd traz até vocês um pouco sobre o que é a série Monster Hunter.

O arrasa-quarteirão japonês chega exclusivamente ao Nintendo 3ds no dia 15 de julho e a cada novo lançamento conquista mais seu espaço em terras ocidentais.

Começo

O jogo foi criado pela Capcom exclusivamente para o playstation 2, tendo seu lançamento japonês no ano de 2004, chegando ao ocidente meses depois. O número de vendas do jogo não foi o esperado no ocidente, prova disso é que sua expansão conhecida como Monster Hunter G  e o segundo jogo da série ficaram apenas em terras nipônicas.

Paralelo ao que acontecia com os games nos consoles de mesa, os jogos portáteis alcançaram status de sucesso quando comparados aos seus irmãos de mesa, para tanto versões portáteis baseadas nos jogos dos consoles caseiros alcançaram o ocidente.

Após o lançamento do Monster Hunter Tri para Nintendo Wii, todos os jogos principais da série tiveram seu lançamento ocidental.

O que é Monster Hunter?

Monster Hunter é descrito por muitos como uma série de action-rpg que simula caçadas à criaturas colossais em um mundo de fantasia. A história não é o grande forte da série, mas sim seu gameplay. O jogador deve caçar, cozinhar, fazer busca por ervas e minério, além de, algumas vezes, ser necessário a captura do monstro com vida, o que exige uma boa dose de estratégia por parte do player, pois cada criatura encontra-se inserida em um ambiente único com uma fauna e flora riquíssima e padrões ímpares de comportamento de cada monstro.

Abaixo podemos conferir alguns monstros do game e seus respectivos tamanhos.

Uma particularidade que deixa Monster Hunter uma série única é que ele não funciona como os outros rpgs comuns, aqui não há uma evolução de levels do seu personagem, mas por sua vez quem evolui é aquele que segura o controle. A cada nova caçada o jogador aprende a dominar o ecossistema, a rotina de seu alvo, desde seu local de repouso até onde o monstro se alimenta, facilitando sua caçada. É imprescindível conhecer toda a preparação pré-combate que vai de quais itens levar na bolsa do caçador, passando pelos alimentos ingeridos antes de uma caçada que renderão bônus específicos levando à vitoria que antes parecia impossível.

O poderio de Monster Hunter reside no seu multiplayer cooperativo, onde até quatros jogadores se reunirão em caçadas online ou locais enriquecendo ainda mais a estratégia presente no jogo. Em alguns jogos da série existem monstros exclusivos dos modos multiplayer, assim como existem jogos exclusivamente multiplayer, como o Monster Hunter Frontier.

Jogos da Série

Aqui procuramos reunir os principais jogos da série Monster Hunter e dividi-los por sua geração.

Primeira Geração

  • Monster Hunter (Ps2)
  • Monster Hunter G (Ps2, Wii)
  • Monster Hunter Freedom (Psp)

Segunda Geração

  • Monster Hunter 2 (Ps2)
  • Monster Hunter Freedom 2 (Psp)
  • Monster Hunter Freedom Unite (Psp, IOS)

Terceira Geração

  • Monster Hunter Tri (Wii)
  • Monster Hunter Portable 3rd (Psp, Ps3)
  • Monster Hunter 3 Ultimate (Wii U, 3ds)

Quarta Geração

  • Monster Hunter 4 (3ds)
  • Monster Hunter 4 Ultimate (3ds)
  • Monster Hunter X (3ds)
  • Monster Hunter Generations (3ds)

Número de Vendas

Monster Hunter sempre foi uma série de absoluto sucesso no Japão, chegando ao extraordinário feito de vender 1,5 milhão de cópias em apenas 2 dias, isso sem computar as vendas digitais na eshop (loja digital da Nintendo).

Por fim, listaremos os cinco jogos mais vendidos da série com base no site vgchartz.

  1.  Freedom Unite      PSP    5.50 Milhões de Cópias
  2.  Freedom 3             PSP    4.87 Milhões de Cópias
  3.  4 Ultimate              3ds     3.86 Milhões de Cópias
  4.  4                              3ds     3.44 Milhões de Cópias
  5.  3 Ultimate              3ds     2.78 Milhões de Cópias

http://http://www.vgchartz.com/gamedb/?name=monster+hunter

Considerações Finais

Trata-se de uma uma série única, com uma curva de aprendizado, por vezes, árdua, mas recompensadora, não há preço em derrotar aquele monstro que achávamos que jamais seria eliminado.

É um jogo que te força a estudar os movimentos do monstro que você deve caçar, te faz estudar cada item a exaustão, tendo a peculiaridade de ser jogado mesmo quando o console encontra-se desligado. Inúmeras vezes me vi debatendo com meus amigos e companheiros de caça sobre melhores estratégias, melhores armas e execução de combos, tudo isso em lugares mais inusitados, como passeio no shopping, jantares entre amigos e etc.

Por tudo apresentado aqui, quem está ansioso para a mais nova aventura no mundo das caçadas? Deixem seus comentários.

Deixo vocês com o trailer de lançamento do próximo jogo, que será lançado no dia 15 de julho, exclusivamente para o Nintendo 3ds. Preparem suas armas e chegou a hora de tirar a poeira das armaduras!

Continue ligado no CosmoNerd para mais novidades e análises da cultura pop, geek e nerd. Diariamente publicamos conteúdo em áudio, vídeo e texto sobre filmes, séries, quadrinhos, livros e games.

Não deixe de se inscrever em nosso canal no YouTube. Curta, comente e ative as notificações.

Deixe um comentário