Muito já se fala sobre as más condições de trabalho na indústria dos jogos, principalmente em jogos AAA. Mas depois do recente fechamento da Telltale Games, culminando na demissão de centenas de funcionários de forma injusta e desleal, desenvolvedores de jogos passaram a usar a hashtag #AsAGamesWorker no twitter como uma forma de pedir melhores condições de trabalho e mostrar o quanto essa indústria é danosa para os desenvolvedores. O movimento começou com esse tweet de Osama Dorias, da Warner Bros. Montreal:
#AsAGamesWorker, I want to work in an industry that puts the well being of game developers in the forefront.
– before shareholders
– before clients
– before management
– before public image
– before established practices
– before corporate culture
– before everything else— Osama Dorias 🇵🇸✊🏼 (@osamadorias) October 2, 2018
“Como um desenvolvedor de jogos eu quero uma indústria que coloca o bem-estar dos desenvolvedores em primeiro lugar.
– Antes dos acionistas
– Antes dos clientes
– Antes da gerência
– Antes da imagem pública
– Antes das normas estabelecidas
– Antes da cultura corporativa
– Antes de tudo”
Após isso, muitos designers e desenvolvedores de empresas de jogos famosas passaram a relatar situações e fazer pedidos de melhores condições de trabalho.
#AsAGamesWorker in my 30s I’ve sacrificed physical and mental health all in the cause of making a handful of people obscenely wealthy. The same people who like to act as if we’re all just pals ‘pulling together for the team’, as they give us the crumbs from their table.
— Auto (@Auto_SF) October 2, 2018
“Como um desenvolvedor de jogos em meus 30 anos eu sacrifiquei minha saúde mental e física para fazer muita gente ficar podre de rica. As mesmas pessoas que fingiam ser somente amigos ‘trabalhando pelo time’, enquanto eles davam migalhas da sua mesa”
#AsAGamesWorker I don't want to worry about being able to afford my rent, my medications and my groceries each month while the games I test make millions and millions of dollars
— Pauline (@SimplyRagny) October 2, 2018
“Como uma desenvolvedora de jogos eu não quero ficar preocupada em não pagar meu aluguel, alimentação e medicação enquanto todo mês os jogos que eu testo fazem milhões de dólares.”
https://twitter.com/emilybuckshot/status/1047220295235338241
“Como uma desenvolvedora de jogos eu quero que os jogadores saibam que os jogos que eles gostam são feitos por times enormes de pessoas incrivelmente talentosas e habilidosas que fazem isso por amor E também como trabalho. Nós merecemos pagamento, benefícios e ser tratados como humanos.”
Para saber mais relatos, confira a hashtag #AsAGamesWorker no twitter.
Continue ligado no CosmoNerd para mais novidades da cultura pop, geek e nerd!