Para celebrar os 60 anos do filme São Paulo Sociedade Anônima, de Luiz Sergio Person, a Cinemateca Brasileira e a Cineteca de Bologna realizam a pré-estreia internacional da versão restaurada em 4k do longa, no dia 26 de junho, no Festival Il Cinema Ritrovato (21 a 29 de junho), dedicado à exibição de títulos clássicos e raros do cinema mundial. A exibição no Brasil será no segundo semestre, no programa Revisão Crítica do Cinema Brasileiro, que tem curadoria de Carlos Augusto Calil.
O restauro de São Paulo Sociedade Anônima (1965), de Luiz Sérgio Person (1936-1976), é resultado de uma parceria entre a instituição brasileira e a italiana. A iniciativa teve o apoio da família do cineasta e o patrocínio da The Film Foundation, de Martin Scorsese, no âmbito do World Cinema Project, através de financiamento da Fundação Família Hobson/Lucas.
As matrizes em película de imagem e som vem sendo conservadas há anos pela Cinemateca Brasileira, juntamente com outros materiais que compõem o acervo de Person e da sua produtora Lauper Filmes, atualmente administrada por Regina Jehá e Marina Person.
Os negativos de imagem foram enviados para o laboratório L’Immagine Ritrovata, em Bologna, para escaneamento em 4k e restauração da imagem. O trabalho tem sido acompanhado pelo diretor de fotografia do filme, Ricardo Aronovich, e por Lauro Escorel, consultor técnico do laboratório da Cinemateca Brasileira. A restauração do som ficou a cargo de José Luis Sasso, com acompanhamento técnico da Cinemateca.
São Paulo Sociedade Anônima figura entre os principais clássicos do cinema brasileiro, com boa recepção da crítica brasileira e internacional desde seu lançamento. O filme aborda o impacto das transformações sociais e econômicas de São Paulo, no seu surto desenvolvimentista, sob a visão de seu protagonista Carlos (Walmor Chagas), um sujeito em crise com seus dilemas existenciais e afetivos e sua busca por ascensão social. No elenco, Walmor Chagas e Darlene Glória, ambos estreantes no cinema; e ainda Ana Esmeralda e Eva Wilma.
A restauração de São Paulo S. A. retoma uma parceria da Cinemateca Brasileira com a Cineteca de Bologna e a The Film Foundation, iniciada em 2007 com o restauro de outro clássico emblemático de nosso cinema: Limite (1931), de Mario Peixoto.