Quase três anos após a morte acidental da diretora de fotografia Halyna Hutchins no set do filme Rust, estrelado por Alec Baldwin, a estreia mundial do longa foi agendada para o próximo mês no festival internacional de cinematografia EnergaCamerimage, em Toruń, Polônia.
O evento contará com a presença do diretor Joel Souza, que também foi ferido no acidente de outubro de 2021, além da diretora de fotografia Bianca Cline, que concluiu o filme após o incidente, e Stephen Lighthill, mentor de Hutchins. Eles participarão de um painel para discutir a finalização do filme, a segurança no set e o papel das mulheres na cinematografia.
“Rust” acompanha um garoto de 13 anos que, após a morte dos pais em Wyoming, na década de 1880, foge com seu avô, depois de ser condenado à forca pela morte acidental de um fazendeiro local. Travis Fimmel, Frances Fisher, Devon Werkheiser, Shylo Molina e Travis Hammer também estão no elenco.
A morte de Halyna Hutchins gerou repercussão na indústria cinematográfica, levando à implementação de novas discussões sobre segurança no set. Baldwin, que estava segurando a arma cenográfica no momento do acidente, foi acusado de homicídio involuntário, mas o caso foi arquivado por falta de provas. Já Hannah Gutierrez Reed, armeira do filme, cumpre uma sentença de 18 meses relacionada à morte de Hutchins.
Não há informações sobre a comercialização do filme após o lançamento no festival. Ou se (ou quando) irá chegar nos cinemas mundiais.
via Variety.