Uma organização que representa trabalhadores autônomos de festivais está convocando uma greve durante o Festival de Cinema de Cannes, que acontece neste mês.
Segundo a Variety, a organização chamada ‘Sous les écrans la dèche’ (‘Broke Behind the Screens’ ou ‘Quebrou Atrás das Telas’, em tradução livre) está protestando contra uma reforma trabalhista que coloca o seguro-desemprego dos trabalhadores da área em risco. A organização reuniu centenas de trabalhadores que ameaçam começar a greve durante Cannes.
A França possui um sistema que permite aos trabalhadores independentes das indústrias cinematográfica e televisiva receberem benefícios – ou indemnizações – durante os seus períodos de desemprego. Estes benefícios só são acessíveis a quem trabalhou por um determinado número de horas no ano. Caso o projeto prossiga, 50% do valor que os trabalhadores costumam receber pode ser reduzido.
“Se for aprovado, este projeto de lei fará com que cerca de 80% dos trabalhadores dos festivais mudem de emprego porque não terão o suficiente para sobreviver”, disse Jean-Charles Canu, publicitário e membro da organização.
A ‘Sous les écrans la dèche’ enviou uma carta aberta à Variety comentando que decidiu convocar a greve após perceber “a crescente precariedade das pessoas que trabalham em festivais de cinema”.
“Passamos de trabalhos de curta duração para períodos de desemprego e, apesar da natureza intermitente da nossa profissão e do nosso esforço pela circulação de obras cinematográficas, a nossa atividade não se enquadra no plano francês de benefícios de estatuto intermitente para trabalhadores do show business!”, escreveram.
A reforma deve endurecer, ainda mais, as regras para receber o benefício, dificultando quem procura emprego na área. “Estas reformas vão colocar os trabalhadores dos festivais numa situação precária onde a maioria de nós terá de abandonar os seus empregos, comprometendo assim os eventos em que participamos.”
Em 2023, a indústria de cinema hollywoodiana passou por uma forte ação conjunta dos roteiristas e atores, ocasionando na greve que durou quase 5 meses.
O Festival de Cinema de Cannes acontecerá entre os dias 14 a 25 de maio.
via Variety.