greve dos roteiristas greve dos roteiristas

Greve dos roteiristas chega ao fim após quase cinco meses

O sindicato dos roteiristas de Hollywood (WGA) anunciou o fim do período da greve de seus trabalhadores, que estavam há quase cinco meses em paralisação cobrando melhorias em seus contratos com as produtoras e plataformas de streamings.

“O prazo do acordo é de 25 de setembro de 2023 a 1º de maio de 2026”, afirmou o WGA em sua nota aos membros do sindicato divulgado nesta terça-feira (26). De acordo com o sindicato dos roteiristas, os escritores devem voltar aos trabalhos em breve.

No entanto, para que isso aconteça o mais breve, o WGA fará uma série de reuniões virtuais e presenciais com seus membros para comentar e votar sobre as mudanças contratuais. Caso os membros rejeitem o acordo provisório, a greve deve recomeçar. Com 148 dias, a greve dos roteiristas está a poucos dias de ser a mais longa de todos os tempos, passando a paralisação que aconteceu em 1988, que durou 153 dias.

Ao abordar questões que muitos roteiristas consideravam essenciais o andamento da carreira, o acordo contém grandes avanços nas proteções sobre Inteligência Artificial, os residuais e transparência de dados para redatores – algo que pode influencias nas negociações entre o AMPTP, associação que representa os estúdios e plataformas de streaming, e o SAG-AFTRA (sindicato dos atores) – que seguem na greve.

via Deadline.