Zona-Arida-documentario-Credito-Mari-Nagem Zona-Arida-documentario-Credito-Mari-Nagem

Zona Árida | Documentário chega no dia 8 em plataformas VOD

Zona Árida, documentário de Fernanda Pessoa, estreia no Brasil em VOD a partir de 8 de outubro de 2020. O filme estará disponível nas plataformas NET, Vivo e Oi.

Na produção, a diretora revisita Mesa, uma cidade ao sul do estado do Arizona (EUA) considerada a mais conservadora do país de acordo com um estudo de 2014 realizado pelas universidades UCLA (Universidade da Califórnia) e MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).

“Essa notícia me afetou de forma pessoal. Mesa foi a cidade onde fiz um ano de intercâmbio quando tinha 15 anos, em 2001. Essa informação me fez repensar em tudo o que aconteceu naquele ano em que vivi o estilo de vida americano em uma cidade no meio do deserto do Arizona. Algumas semanas após a minha chegada, aconteceu o atentado às Torres Gêmeas e pude acompanhar de dentro do país o primeiro ano de politicas antiterror do governo George W. Bush”, relembra Fernanda Pessoa.

Zona Árida é um filme em primeira pessoa, no qual Fernanda ressignifica sua experiência, faz um reencontro com um período importante de sua adolescência e traça um retrato da América profunda. “Dentro de um contexto mundial de conservadorismo, às vésperas das eleições norte-americanas e da possível reeleição de Trump – e com o posicionamento da política externa brasileira, que parece inspirado por uma vontade de aproximação ou imitação do modelo conservador americano–, revisitar Mesa me ajudou a entender um pouco mais sobre mim e sobre o momento atual em que vivemos”, complementa.