The Man Standing Next The Man Standing Next

The Man Standing Next é o filme sul-coreano que deve concorrer no Oscar 2021

O Oscar de 2020 foi um evento histórico para o cinema mundial. A cinematografia coreana nunca havia sido indicada em nenhuma categoria principal da premiação – até surgir Parasita, comandada por Boong Joon-ho. E como a corrida pelas escolhas dos filmes que estarão na premiação em 2021 já começou, o thriller político The Man Standing Next (no original Namsanui bujangdeul), dirigido e escrito por Min-ho Woo, foi a escolha da vez pela Coreia do Sul para disputar no Oscar.

De acordo com The Hollywood Reporter, a escolha feita pelo Conselho de Cinema Coreano aborda um período obscuro da história sul-coreana, e que o ator Byung-hun Lee está ótimo no longa.

Em meio ao período de ditadura militar da Coreia do Sul (1961-1979), o longa de Min-ho aborda a vida do ex-presidente Park Chung-Hee, 40 dias antes de seu assassinato. Uma das estrelas principais do filme é o já mencionado Byung-hun Lee, que possui uma passagem por filmes hollywoodianos, tanto na franquia G.I. Joe (2009-2013), no papel de Storm Shadow, quanto no filme do diretor Antoine Fuqua, Sete Homens e um Destino (2016), além de outras produções.

Lançado em janeiro de 2020, The Man Standing Next conseguiu arrecadar mais de US $ 30 milhões nas bilheterias, mas logo sofreu com o fechamento dos cinemas devido à pandemia do coronavírus. Assista ao trailer do filme e com legendas em inglês abaixo: