The Boy and the Heron The Boy and the Heron

The Boy and the Heron é o filme mais pessoal de Hayao Miyazaki, diz produtor do Studio Ghibli

Em entrevista ao Indie Wire, o cofundador e produtor do Studio Ghibli, Toshio Suzuki, comentou sobre o lançamento do filme animado The Boy and the Heron (“O Garoto e a Garça”, em tradução livre), de Hayao Miyazaki.

“Este é o filme mais pessoal de Miyazaki porque ele me contou [isso]”, começa Suzuki, para depois falar que os personagens foram inspirados na vida e carreira do diretor. “Miyazaki é Mahito [o protagonista], Isao Takahata é o tio-avô e a garça cinzenta sou eu”, acrescenta. “Eu perguntei a [Miyazaki] o motivo, e ele disse que [Takahata] descobriu seu talento e o adicionou à equipe [Studio Ghibli]. Takahata-san foi quem o ajudou ele a desenvolver suas habilidades. Por outro lado, a relação entre o menino e a [garça] é algo onde eles não cedem um ao outro, mas se ajudam”.

“The Boy and the Heron” é inspirado na infância de Miyazaki – que esteve em um bombardeio incendiário do Japão durante a Segunda Guerra Mundial, quando seu pai era diretor de uma fábrica de aeronaves – e em sua carreira no Studio Ghibli com seus dois amigos mais próximos: o saudoso Isao Takahata, de “Túmulo dos Vagalumes”, e Toshio Suzuki.

Toshio Suzuki também disse que Miyzaki não irá focar em outro filme animado enquanto este projeto não sair em todos os cinemas do mundo. “Ele precisa esvaziar a mente novamente. Quando isso acontecer, ele esvazia a mente como uma tela em branco e é geralmente quando surgem novas ideias. Então temos que esperar um pouco mais”.

Leia a sinopse do filme abaixo:

“A história se passa no Japão durante a Segunda Guerra Mundial. Masato Maki, um menino que perdeu a mãe em um incêndio, se mudou para o interior com o pai e sua madrasta – que se parece exatamente com sua falecida mãe. O jovem passa a morar em uma mansão onde sete senhoras excêntricas o servem. Próximo à mansão, há uma torre em ruínas que foi construída por um tio que amava histórias, mas que desapareceu de repente. Guiado por uma garça que consegue falar, Masato embarca em uma aventura em um mundo misterioso”.

No elenco de vozes em inglês, temos o nomes de Christian Bale será a voz de Shoichi Maki. Além de Dave Bautista (The Parakeet King), Gemma Chan (Natsuko), Willem Dafoe (Noble Pelican), Karen Fukuhara (Lady Himi), Mark Hamill (Granduncle), Robert Pattinson (The Gray Heron), Florence Pugh (Kiriko), Luca Padovan (Mahito Maki) e Mamoudou Athie, Tony Revolori e Dan Stevens como as vozes dos Parakeet (Periquitos, na tradução livre).

Produção do Studio Ghibli, o filme animado tem Takeshi Honda, de “Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar” e “Evangelion”, como diretor de animação; Yoji Takeshige, de “Vidas ao Vento”, na direção de arte, e Joe Hisaishi, que trabalhou com Miyazaki em diversos trabalhos, assinando a trilha sonora. Kenshi Yonezu, que interpretou as aberturas “Kick Back“ de “Chainsaw Man”, e “Peace Sign” de “My Hero Academia”, canta o tema musical da animação “Chikyūgi” (Globe).

“The Boy and the Heron” vai estrear em cinemas selecionados em 22 de novembro, seguido por um lançamento nos EUA em 8 de dezembro. No Brasil, a data ainda será confirmada.