Ride Your Wave | Conheça a melhor animação de 2019 para Hideo Kojima

0
ride your wave

Recentemente, um dos mestres dos jogos eletrônicos, o japonês Hideo Kojima, comentou em sua conta pessoal no Twitter sobre sua experiência quando assistiu ao filme de animação Ride Your Wave durante uma viagem. Confira:

Assisti ao ‘Kimi to, Nami ni Noretara’, dirigido por Massaki Yuusa, no avião, pois tinha perdido a estreia. Foi incrível. Fiquei muito emocionado. A melhor animação que vi neste ano“.

E você conhece ou já ouviu falar desta animação? Não? Acho que deveria. E é pensando nisso que trago algumas informações sobre ela:

Ride Your Wave, ou Kimi to, Nami ni Noretara no original, é uma animação produzida pelo estúdio Science Saru e que traz a direção de Masaaki Yuasa, que esteve a frente do anime Devilman Crybaby, da Netflix. Este estúdio é recente, foi fundado em 2013 pelo próprio Yuasa, depois que este foi convidado para trabalhar na animação Hora de Aventura com direção e roteiro, a convite da Cartoon Network.

A qualidade da animação e o pessoal que esteve em seu desenvolvimento são fatores que chamam a atenção. Além de Yuasa, nomes como a de Reiko Yoshida e Michiru Oshima estão na produção e merecem destaque. Reiko é roteirista, e um nome bastante conhecido por seus trabalhos, como em Digimon (1999), O Reino dos Gatos (2002), A Voz do Silêncio (2016) e Violet Evergarden (2018). Michiru é uma compositora de mão-cheia e trabalhou em vários títulos para cinema, jogos de videogames e televisão, como no jogo de Fumito Ueda, Ico (2001), no anime de Fullmetal Alchemist (2003-2004), como também no anime de Little Witch Academia (2017). Fique de olho nestas mulheres, pois elas sempre estão envolvidas em trabalhos fantásticos.

O filme foi lançado neste ano (2019) e sua estreia ocorreu no Festival de Cinema de Animação de Annecy, na França, em junho, cerca de um mês antes de lançamento oficial no Japão.

A animação tem angariado premiações por onde passa, pois recebeu o de “Melhor Filme de Animação” no Festival Internacional de Cinema de Sitges, que aconteceu em Catalunha, Espanha, e também o de “Melhor Animação” no Festival de Cinema de Xangai, na China. Estes festivais estão entre os maiores eventos mundiais voltados para o cinema, e dão uma grande visibilidade para seus participantes.

A história do filme traz Hinako, uma jovem que se muda para uma cidade costeira afim de cursar sua faculdade e praticar seu esporte favorito, o surf. Quando seu novo apartamento pega fogo, ela acaba sendo resgatada pelo bombeiro Minato. Logo, Hinako acaba se afeiçoando e formam uma amizade quando ele começa a aprender sobre surf. Até que Minato acaba se afogando quando tenta resgatar uma pessoa. E esse é o plot principal de toda trama.

A música da banda GENERATIONS from EXILE TRIBE, Brand New Story, é o tema do anime e que está presente na história, pois Hinako descobre que quando ela canta a esta canção, que os dois tanto gostavam, Minato reaparece, de alguma forma, para ela. Confira a música abaixo:

Misturando drama e musicalidade com a direção de Yuasa (aliás, se não tiver conferido Devilman já citado, espia lá e veja. É bom), Ride You Wave possui tudo para ser uma das maiores, se não a maior, animação do no. Se vai? Não sei.

Será que teremos Ride Your Wave na premiação do Oscar 2020? Lembrando que as indicações ao carecão de ouro acontecem no dia 13 de janeiro e a cerimônia de premiação está marcada para 9 de fevereiro de 2020.

Continue no CosmoNerd para mais novidades, listas e análises da cultura pop, geek e nerd. Aproveite para se inscrever em nosso canal do Youtube, ativando as notificações para não perder nenhuma novidade em vídeo.