os rejeitados os rejeitados

Os Rejeitados: Filme indicado ao Oscar é acusado de plágio

Na prévia de acontecer a cerimônia de premiação do Oscar 2024, o filme Os Rejeitados, de Alexander Payne, está sendo acusado de plágio por Simon Stephenson, roteirista de “Luca”, “Paddington 2”, e “A Vida Eletrizante de Louis Wain”.

Segundo a Variety, Stephenson aponta que o roteiro do filme indicado ao Oscar é bastante similar ao seu roteiro de “Frisco”, um filme sobre “um médico infantil de meia-idade, cansado do mundo, e no paciente de 15 anos de quem ele é obrigado ao cuidar”.

Stephenson cita que, em 12 de janeiro deste ano, entrou com pedido para revisão e enviou um e-mail falando sobre o caso para Lesley Mackey, diretora da WGA – o sindicato dos roteiristas dos Estados Unidos. A matéria da Variety aponta que, embora David Hemingson seja creditado como o único roteirista, Alexander Payne – diretor de “Os Rejeitados” falou em diversas entrevistas que contribuiu e revisou o texto de Hemingson.

Payne esteve com o roteiro de “Frisco” em mãos, em 2013 – e voltou a pegar no trabalho de Stephenson em 2019 – mas as negociações para produzir um filme nunca avançaram. Em “Os Rejeitados”, acompanhamos um professor de um colégio interno que precisa passar o feriado de Natal na instituição escolar para cuidar de um dos alunos que ficará no local.

Aclamado pela crítica e público, o longa ganhou dois Globos de Ouro (Atriz Coadjuvante e Melhor Ator em Filme de Comédia), três categorias no Critics Choice Awards (Melhor Ator para Paul Giamatti, Melhor Atriz Coadjuvante para Da’Vine Joy Randolph e Melhor Ator Jovem para Dominic Sessa.

No Oscar, “Os Rejeitados” está concorrendo em cinco categorias: Melhor Filme, Melhor Ator (Paul Giamatti), Melhor Atriz Coadjuvante (Da’Vine Joy Randolph), Melhor Roteiro Original e Melhor Montagem.

A cerimônia de entrega dos prêmios do Oscar 2024 acontece hoje, 10 de março.