Novos Mutantes | Filme pode ser lançado direto no Disney+
Filmes

Os Novos Mutantes | Diretor tem fala racista em entrevista

Diego Barbarossa

26 ago, 2020

Recentemente, Josh Boone, diretor de Os Novos Mutantes, concedeu uma entrevista ao site Gizmodo falando sobre o filme, suas inspirações e algumas curiosidades.

Em determinada parte da entrevista, o jornalista Charles Pulliam-Moore - que entrevistava o cineasta -, perguntou sobre as críticas em relação a escalação do ator Henry Zaga para interpretar o brasileiro Roberto DaCosta, o Mancha Solar, no filme.

De acordo com Boone, ele não ligou para as críticas em relação ao ator, e ainda complementa uma fala totalmente desligada da realidade do Brasil. Segue a fala:

"Meu objetivo era encontrar um ator que se encaixasse no personagem que tinha em minha cabeça. Não havia ninguém que se comparasse ao Henry". E continua, "Mas nunca foi sobre a cor da pele (...) eu não me importo com racismo no Brasil, sobre a discussão da pele clara e pele escura. Eu queria representar o Brasil de uma maneira positiva. Queria encontrar alguém que parecesse ser rico de nascença, que tivesse um pai rico", completa Boone.

Abrindo um parênteses 

Bem, algumas coisas podemos tirar desta entrevista. A primeira é que o diretor desconhece a total realidade não somente do Brasil, mas da América Latina. A segunda é que ele não dá a mínima para uma das discussões mais importantes da década: a racial. E a terceira é que Henry Zaga, por mais que seja um bom ator, e também por não termos visto ele atuando como Roberto, não representa de forma alguma o Brasil. Que lástima.

Fechando o parênteses

Roberto DaCosta, ou Mancha Solar, foi o primeiro personagem “made in Brazil” da Marvel Comics, criado por Chris Claremont e Bob Mcleod em 1982.

Mancha Solar.

Além de Zaga, Os Novos Mutantes ainda conta com Maisie Williams (Game of Thrones) como Lupina, Anya Taylor-Joy (A Bruxa; Fragmentado) como Magia, Charlie Heaton (Stranger Things) como Míssil, Blu Hunt (The Originals) como Danielle Moonstar e Alice Braga (Eu Sou a Lenda) como Doutora Cecilia Reyes.

O filme está previsto para ser lançado na próxima quinta-feira (28), nos EUA. Ainda não temos uma data confirmada para seu lançamento no Brasil.

Deixe um comentário