No dia que marca os cinco anos da morte de Ariano Suassuna, 23 de julho, o Canal Brasil exibe, às 15h15, o filme “O Auto da Compadecida”, adaptação para o cinema de uma das principais obras do dramaturgo, romancista e poeta paraibano. Fundador do Movimento Armorial, que teve início nos anos 70, Suassuna defendia a fusão entre o erudito e os elementos da cultura popular nordestina.

Filme de estreia de Guel Arraes, a adaptação da peça “O Auto da Compadecida”, de autoria de Suassuna, para o cinema tem Matheus Nachtergaele, Selton Mello, Fernanda Montenegro, Marco Nanini, Lima Duarte e Diogo Vilela, entre outros, no elenco. A história é centrada na dupla João Grilo (Matheus Nachtergaele) e Chicó (Selton Mello), dois nordestinos sem eira nem beira que se valem da esperteza de Grilo para sobreviver na dura vida no sertão. A dupla provoca muitas confusões, enganando ricos e poderosos. O longa-metragem levou aos cinemas mais de dois milhões de pessoas, tornando-se um dos maiores sucessos de bilheteria do cinema brasileiro na década de seu lançamento.

O Auto da Compadecida (2000) (104’)
Horário: Terça, dia 23, às 15h15
Classificação: Livre
Direção: Guel Arraes

Continue no CosmoNerd para mais novidades, listas e análises da cultura pop, geek e nerd. Aproveite para se inscrever em nosso canal do Youtube, ativando as notificações para não perder nenhuma novidade em vídeo.