O Amigo do Rei: Filme sobre barragens em MG chega em agosto

0
30

Chega aos cinemas no dia 8 de agosto o filme “O Amigo do Rei”, dirigido por André D’Elia (“Ser Tão Velho Cerrado”, “Belo Monte, Anúncio de uma Guerra” e “A Lei da Água”). Este é o primeiro lançamento do programa O2 Play Docs da distribuidora O2 Play ocupando salas de cinema em 17 cidades brasileiras com sessões em horário nobre. Veja o trailer acima.

No filme conhecemos o personagem fictício Rey Naldo, interpretado pelo ator Luciano Chirolli. Ao acompanhar a rotina de negociações do político, o público entende o que se passa nos bastidores do poder e como as injustiças são cuidadosamente construídas no País. Em “O Amigo do Rei” o deputado trabalha justamente para evitar punições aos envolvidos na tragédia de Bento Rodrigues em 2015. E assim, abre caminho para que os crimes ambientais continuem sendo tratados como “acidentes”.

Novo crime em Brumadinho

Com o novo rompimento em Brumadinho no começo de 2019, o documentário continua servindo como um alerta: outras barragens mineiras ainda apresentam riscos à população diariamente como ocorre na cidade de Congonhas onde milhares de pessoas vivem logo abaixo de uma barragem de rejeitos da mineração.

Em “O Amigo do Rei” D’Elia ainda traz imagens de famílias que perderam tudo de uma hora para outra e depoimentos de especialistas no assunto, ampliando a percepção do público sobre a realidade do estado de Minas Gerais.

Criolo na trilha

Produzido pela Cinedelia, “O Amigo do Rei” conta com o apoio cultural da O2 Filmes, da Quanta, da Mandril Áudio e faz parte do projeto de informação ambiental “Mar de Lama Nunca Mais”.

A trilha sonora é de Eduardo Bolzan e o filme traz também músicas de Criolo, Alex Buck, Orkestra Bandida, Alexandre Guerra, Manuel Boca, entre outros.

Continue no CosmoNerd para mais novidades, listas e análises da cultura pop, geek e nerd. Aproveite para se inscrever em nosso canal do Youtube, ativando as notificações para não perder nenhuma novidade em vídeo.