Netflix Netflix

Netflix encerra o plano básico sem anúncios no Brasil

A Netflix anunciou que está retirando o plano básico sem anúncios para todos os assinantes do Brasil, a partir da próxima semana de outubro.

Com isso, o consumidor terá disponível apenas três modelos de planos: padrão com anúncios (R$ 18,90), padrão sem anúncios (R$ 39,90) e premium (R$ 55,90). O valor do plano básico sem anúncios custava R$ 25,90.

A medida é aplicada somente para novos assinantes ou aqueles que desejam renovar suas assinaturas. O consumidor que já possui o plano básico sem anúncios (R$ 25,90) continuará pagando o mesmo valor, segundo a empresa.

Além disso, a plataforma comunicou que o preço da assinatura está aumentando em outros países. Começando pelos Estados Unidos, o plano premium foi de US$ 20 para US$ 23 mensais. Na Europa, também haverão mudanças, como Grã-Bretanha indo de 16 libras para 18 libras e na França mudando de 18 euros para 20 euros.

O aumento dos preços também deve ser um reflexo da greve dos roteiristas e atores. Um dos principais pontos da paralisação dos trabalhadores em Hollywood é a reinvindicação de melhorias salarias por parte das plataformas de streamings.

Os roteiristas chegaram em acordo com os estúdios e a greve chegou ao fim. No entanto, as negociações com os atores continuam – e isso deve ser repassado no valor das assinaturas dos planos de streaming.

Segundo o Reuters, as ações da Netflix subiram cerca de 13% no terceiro trimestre de 2023, com quase 9 milhões de assinantes novos. Isso superou a previsão dos analistas de Wall Street. Os ganhos da empresa no terceiro trimestre representaram o aumento trimestral mais forte desde o segundo trimestre de 2020, quando a pandemia global de Covid-19 ocasionou milhões de novas assinaturas para a plataforma.

Neste ano, a plataforma mudou o compartilhando de contas, cobrando a mais pelos perfis que estão compartilhando suas senhas com outros usuários. E pouco tempo depois, ela divulgou que houve um aumento de novos assinantes (ao contrário do esperado por muitos), e um impulso nos planos de assinatura com anúncios mundialmente.