O diretor Denis Villeneuve pretende fazer sua trilogia de filmes adaptando Duna, de Frank Herbert, e o segundo livro, “Messias de Duna”, está nos planos do cineasta.
Em conversa à Empire, Villeneuve comentou que o roteiro do terceiro filme já está sendo desenvolvido por ele – mesmo que a Warner Bros. e a Legendary não tenham confirmado o novo filme.
“Meu sonho é conseguir fazer uma trilogia”, começa. “’O Messias de Duna’ foi escrito em reação as pessoas que viam Paul Atreides como um herói. O que não era o que [Frank Herbert] queria. Minha adaptação [de Duna] está mais próxima da ideia [de Herbert], mostrando Paul como um alerta, um aviso do que pode acontecer no nosso mundo”, fala Villeneuve, concluindo com um: “Eu diria que já temos algumas palavras no papel [para o terceiro filme]”.
Villeneuve aposta na trilogia, e que deve se afastar do universo criado por Herbert após a Parte Três: “Depois de Messias, a história fica um pouco mais esotérica”. Ao todo, são sete livros escritos pelo autor. O dois primeiros filmes adaptam apenas o primeiro volume da série.
A Parte Dois continua de onde o anterior parou – seguindo Paul Atreides, interpretado por Timothée Chalamet, e Chani, intepretada por Zendaya, até a casa dos Fremen no planeta deserto Arrakis. Entretanto, a força opressiva da Casa Harkonnen chegará mais forte em sua ocupação do planeta – o que certamente conduzirá a conflitos consideráveis.
Austin Butler, Florence Pugh, Christopher Walken, Léa Seydoux, Rebecca Ferguson, Javier Bardem, Josh Brolin, Stellan Skarsgard, Dave Bautista e Charlotte Rampling também estão no elenco do filme.
Duna: Parte 2 retorna com a direção de Denis Villeneuve a partir do roteiro que coescreveu com Jon Spaihts, baseado no romance de Frank Herbert. De 2021, o primeiro filme (leia a crítica) arrecadou cerca de 402 milhões nas bilheterias.
A Warner Bros. adiou o lançamento de Duna: Parte 2 nos cinemas, chegando em 15 de março de 2024.