legalidade zeca brito leonel brizola legalidade zeca brito leonel brizola

Legalidade: filme de Zeca Brito recebe 4 prêmios no 42º Festival Guarnicê

LEGALIDADE”, dirigido por Zeca Brito, recebeu quatro prêmios do júri, liderado pelo cineasta Aly Muritiba, no 42º Festival Guarnicê de Cinema: Melhor Direção – Zeca Brito, Melhor Direção de Arte – Adriana Borba, Melhor Fotografia – Bruno Polidoro e Melhor Ator – Leonardo Machado por seu papel como Leonel Brizola, o ator foi homenageado por toda a equipe, que subiu ao palco para receber o prêmio, já que o ator, faleceu no final de 2018 vitima de um câncer.

“O Guarnicê é um dos mais antigos e prestigiados Festivais de Cinema do país, por onde já passaram grandes realizadores de nossa história. Organizado por uma universidade pública, para muito além de um evento, é uma força de transformação cultural e social. Para nosso filme, esse reconhecimento nos torna mais brasileiros, nos deixa mais próximos de um projeto de país onde se valorize a história e a memória, sem medo de versar sobre nossas feridas e cicatrizes. A seleção e premiação de nosso filme é um ato de coragem de um Festival de resistência.” , agradece o diretor Zeca Brito.

Com Leonardo Machado, Cleo Pires, Fernando Alves Pinto, Letícia Sabatella e José Henrique Ligabue, o filme aborda o momento histórico brasileiro, em 1961, quando o presidente da República, Jânio Quadros, renuncia e seu vice, João Goulart, deve ascender ao posto. Para evitar que um golpe organizado pelos militares entrasse em curso, o governador do estado do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, inicia um movimento inédito no país, pelo respeito à Constituição Federal.

Presente na sessão, durante o Festival, o secretario de Estado de Políticas Publicas, Marcos Pacheco, que representou o governador Flávio Dino na sessão, escreveu: “O filme LEGALIDADE tem uma atualidade radical, expõe nosso passado recente, reflete sobre nosso futuro, mas, sobretudo, escancara o nosso presente. Um clássico, uma ode `a resistência.”.

O filme mostra um triângulo amoroso, a luta por uma causa cívica, uma revolução feita pelas ondas do rádio. A inteligência e a coragem de um líder. O poder da comunicação gerando uma verdadeira demonstração de força e civilidade. Um movimento de resistência e mobilização popular sem precedentes na história do país: a “LEGALIDADE”.

Sexto longa de Zeca Brito, LEGALIDADE foi inteiramente rodadono estado do Rio Grande do Sul, é uma produção da Prana Filmes, de Luciana Tomasi e tem distribuição Boulevard Filmes.

Continue no CosmoNerd para mais novidades, listas e análises da cultura pop, geek e nerd. Aproveite para se inscrever em nosso canal do Youtube, ativando as notificações para não perder nenhuma novidade em vídeo.