E O Vento Levou - HBO Max E O Vento Levou - HBO Max

HBO Max retira “E O Vento Levou” do catálago por conteúdo racista

A HBO Max retirou o clássico E O Vento Levou de seu catálogo por conter conteúdo racista. De acordo com a nota divulgada pelo The New York Times, a empresa declarou que o filme é um produto de seu tempo, e que isso não reflete os valores da WarnerMedia.

Além disso, o streaming coloca que o longa será adicionado novamente, mas com uma discussão sobre o seu contexto histórico. Confira abaixo:

“…E O Vento Levou é um produto de seu tempo e retrata os preconceitos étnicos e raciais que, infelizmente, se comum na sociedade americana. Estes retratos racistas eram errados no passado e continuam errados hoje, e sentimos que deixar o filme sem explicação ou denúncia destas representações seria irresponsável. Estas representações vão no caminho contrário dos valores da WarnerMedia, então quando o filme retornar à HBO Max, voltará com uma discussão de seu contexto histórico e uma discriminação destes retratos, mas será apresentado como foi criado originalmente, porque fazer o contrário seria negar que estes preconceitos existiram. Se vamos criar um futuro mais justo, igualitário e inclusivo, primeiro precisamos reconhecer e admitir nossa história”.

O longa sofreu duras críticas do diretor e vencedor do Oscar, John Ridley (12 Anos de Escravidão) nos últimos dias. De acordo com Ridley, o filme ignora os horrores da escravidão, perpetuando os estereótipos mais nefastos (via LaTimes).

Baseado no romance escrito por Margaret Mitchell, o filme, lançado em 1939, é ambientado na Guerra Civil americana e é criticado por sua representação dos negros, mostrando sua satisfação com a vida que levam.

Com a direção de Victor Fleming, E O Vento Levou recebeu diversas indicações ao Oscar, trazendo a atriz Hattie McDaniel como a primeira atriz negra a ser indicada e ganhadora do prêmio.

Continue no CosmoNerd para mais novidades, listas e análises da cultura pop, geek e nerd. Aproveite para nos seguir em todas as redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram e Youtube) para não perder nenhuma novidade.