Firebrand, drama histórico com a direção do cearense e prestigiado Karim Aïnouz, vai disputar o Palma de Ouro deste ano no Festival de Cannes (via Deadline).
Contudo, não é somente este projeto vindo de terras brasileiras que estará presente no festival de cinema. Kléber Mendonça Filho retorna ao evento com o doc “Retratos Fantasmas”, além de “A Flor do Buriti”, da brasileira Renée Nader Messora e do português João Salaviza, e o filme contando sobre o povo Krahô.
Em Firebrand, Alicia Vikander e Jude Law interpretam Catherine Parr e o rei inglês Henrique VIII, respectivamente. O filme acompanha o começo e o fim do casamento destas duas figuras históricas. Sam Riley (Malévola), Amr Waked (Lucy) e Eddie Marsan (Ray Donovan) também estão no elenco.
Anteriormente, Michelle Williams iria interpretar Catherine Parr. Com o roteiro de Jessica Ashworth e Henrietta Ashworth, da série Killing Eve, a história irá focar na personalidade de Catherine Parr, mostrando suas angústias, medos, religiosidade e seus terrores.
O último trabalho de Karim Aïnouz (A Vida Invísivel) foi no documentário Marinheiro das Montanhas, sobre a vida de seu pai na Árgelia.
Confira os filmes que estarão na competição pelo Palma de Ouro abaixo:
- ‘Club Zero’, Jessica Hausner
- ‘The Zone of Interest’, Jonathan Glazer
- ‘Fallen Leaves’, Aki Kaurismaki
- ‘Four Daughters’, Kaouther Ben Hania
- ‘Asteroid City’, Wes Anderson
- ‘Anatomie d’Une Chute’, Justine Triet
- ‘Monster’, Hiokazu Kore-eda
- ‘Il Sol dell’Avvenire’, Nanni Moretti
- ‘La Chimera’, Alice Rohrwacher
- ‘L’Eté Dernier’, Catherine Breillat
- ‘La Passion De Dodin Bouffant’, Tran Anh Hung
- ‘About Dry Grasses’, Nuri Bilge Ceylan
- ‘May December’, Todd Haynes
- ‘Rapito’, Marco Bellocchio
- ‘Firebrand’, Karim Aïnouz
- ‘The Old Oak’, Ken Loach
- ‘Banel et Adama’, Ramata-Toulaye Sy