festival-varilux-ecibicao-no-r-tenda-ao-ar-livre
Filmes

Festival Varilux exibe filmes ao ar livre no RJ

Edipo Pereira

24 nov, 2021

Os cariocas vão poder apreciar o Festival Varilux de Cinema Francês, que começa nesta quinta-feira, 25, de duas formas: nas dez salas de cinemas que exibem a programação na cidade e na tenda montada no Parque Lage, no Jardim Botânico, atrás do palacete. Utilizada para projeções do festival Ópera na Tela, que se encerra dia 24, o espaço permanecerá dedicado aos filmes franceses até o dia 8 de dezembro, último do evento.

Com tela gigante, som e imagem de alta definição, espreguiçadeiras e cadeiras confortáveis, quem estiver na tenda vai experimentar a sensação de se estar em um cinema ao ar livre: em vez de paredes, o verde da paisagem do parque. Todas as noites serão exibidos até três filmes e, como o local é coberto, a programação não será interrompida em caso de chuva. O valor do ingresso é R$ 30, inteira, e R$15, meia-entrada. Um bar-lanchonete também estará disponível para quem quiser curtir as comidinhas do chef Frédéric Monnier.

Nos dias 26 e 27, a tenda do Parque Lage irá receber os três atores e o diretor da delegação artística para debater com o público após a exibição dos seus filmes. São eles: Philippe Le Guay, diretor de Um intruso no porão; o ator Sami Outalbali, de Um Conto de Amor e Desejo; o ator Benjamin Voisin, de Ilusões Perdidas; e Olivier Rabourdin, ator de Caixa Preta.

O maior evento de filmes franceses fora da França chega à sua 12ª edição trazendo dois clássicos (“O Magnífico”, de Philippe de Broca, e “As Coisas da Vida”, de Claude Sautet) e 17 longas-metragens recentes e inéditos no Brasil. François Ozon (Está Tudo Bem), presença recorrente no Varilux; Xavier Giannoli (Ilusões Perdidas); Emmanuelle Bercot (Enquanto Vivo); Laurent Cantet (@Arthur Rambo – Ódio nas Redes); Albert Dupontel (Adeus, Idiotas); Julia Ducournau (Titane) e Jacques Audiard (Paris, 13 Distrito) são alguns dos diretores desta edição. Astros e estrelas como Catherine Deneuve, Sophie Marceau, Virginie Efera, Jerèmie Renier, Pierre Niney, Pio Marmai e jovens nomes como Noémie Merlant, Benjamin Voisin, Sami Outalbali e Rabah Naït também poderão ser vistos em seus últimos filmes.

O Festival Varilux de Cinema Francês é realizado pela produtora Bonfilm e tem como patrocinador principal a Essilor/Varilux, além do Ministério do Turismo, Secretaria especial da Cultura, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura e Economia Criativa e a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura. Outros parceiros importantes são as unidades das Alianças Francesas em todo Brasil, a Embaixada da França no Brasil, as empresas Club Med, Air France, Fairmont e Ingresso.com, as distribuidoras dos filmes desta edição Bonfilm, California Filmes, Diamond Films, Mares Filmes, PlayArte, Synapse e Vitrine Filmes, e os exibidores de cinema independente/de arte e as grandes redes de cinema comercial.

Confira a programação completa em: www.variluxcinefrances.com

Deixe um comentário