encarcerados documentário encarcerados documentário

Encarcerados: documentário terá sua primeira exibição na Mostra de SP

Claudia Calabi, Fernando Grostein Andrade e Pedro Bial dirigem o documentário

Dirigido por Claudia Calabi, Fernando Grostein Andrade e Pedro Bial, com produção da Spray e Gullane e coprodução Globo Filmes e GloboNews, “Encarcerados” revela o fracasso do sistema prisional a partir do cotidiano violento e opressor dos agentes penitenciários em São Paulo.

O documentário, que integra a programação da 43º edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, terá sua primeira exibição no festival e contará com a presença de Claudia Calabi e Fernando Grostein Andrade, além de agentes penitenciários que participaram do longa e de diretores dos presídios. Ele será exibido nos dias 24, 26 e 30 de outubro, no Espaço Itaú de Cinema (Frei Caneca) e no Instituto Moreira Salles (IMS).

Filmado em oito penitenciárias, o longa-metragem escancara as engrenagens do sistema, que prende mais do que sua capacidade. O filme conta ainda com relatos de agentes e detentos, além do médico Drauzio Varella, autor do livro “Carcereiros”.

“Encarcerados” traça também uma linha do tempo que começa na ditadura militar, passa pelo massacre do Carandiru e remonta os desdobramentos que levaram ao surgimento do Primeiro Comando da Capital (PCC).

Com narração de Milhem Cortaz, o documentário é resultado de uma ampla e profunda pesquisa e serviu como base para a série “Carcereiros”, com duas temporadas já exibidas pela Rede Globo. Trechos do filme foram utilizados na série, em uma mistura de ficção e documentário.

Continue no CosmoNerd para mais novidades, listas e análises da cultura pop, geek e nerd. Aproveite para se inscrever em nosso canal do Youtube, ativando as notificações para não perder nenhuma novidade em vídeo.