em-chamas-filme-sul-coreano em-chamas-filme-sul-coreano

Em Chamas | Longa sul coreano no #EmCasaComSesc

Nesta quinta-feira, 15 de julho, a série Cinema #EmCasaComSesc recebe o elogiado longa sul-coreano Em Chamas. Baseado no conto Queimar Celeiros, do escritor japonês Haruki Murakami, considerado um dos autores mais importantes da atual literatura japonesa, o longa traz um perturbador triângulo amoroso vivido por três jovens de origens distintas. O diretor Lee Chang Dong percorre, metaforicamente e com a elegância característica de sua obra, temas sociais e econômicos da Coreia do Sul transformando Em Chamas em uma trama ao mesmo tempo específica e universal. O filme foi premiado em diversos festivais pelo mundo e levou para casa o prêmio da Federação Internacional de Críticos de Cinema do Festival de Cannes, em 2018.

Desafio de Um Campeão, estreia na direção em longas do também roteirista Leonardo d’Agostini, acompanha a complicada relação entre um jogador de futebol voluntarioso e seu tutor. Para mostrar essa relação ambígua e complexa, o diretor explora conscientemente os clichês do luxuoso mundo dos jogadores da elite do futebol para melhor construir, a partir deles, situações inusitadas e colocar em jogo personagens cativantes.

Depois do sucesso de Carlota Joaquina (1995), a diretora Carla Camurati e o ator Marco Nanini voltam a se reunir em “Copacabana” (2001). O filme passeia pelo bairro carioca e fala de envelhecimento e memória. Unindo imagens antigas e recentes do bairro, a cineasta conta a história do fotógrafo Alberto (Nanini), que se prepara para comemorar seus 90 anos e é invadido por recordações de seu quase um século de existência.

SESSÃO ESPECIAL: REALIZADORAS SOVIÉTICAS

Dia 16/7, a Sessão Especial: Realizadoras Soviéticas, recebe sua segunda estreia com a comédia O Homem do Boulevard des Capucines. O filme de Alla Surikova faz uma sátira ao western, gênero tipicamente americano, ao mostrar um homem que viaja a uma pequena cidade do oeste norte-americano com um projetor e uma variedade de filmes mudos para exibi-los à população. Ao mesmo tempo que diverte, o filme, sucesso de público na época de seu lançamento na URSS, provoca uma reflexão sobre o papel da arte e do entretenimento de massa em nossa sociedade.

CINECLUBINHO

Nesta quinta, o CineClubinho recebe 4 longas-metragens que oferecem uma viagem por vários países. O belga-holandês Binti mostra uma garota de 12 anos, corajosa e sonhadora, que tem que ajudar sua família a enfrentar dificuldades. O alemão Do Meu Tamanho conta a história de Michael, um garoto que encontra seu pai biológico após anos vivendo em um orfanato. Coprodução entre República Tcheca, Eslováquia e Croácia, a animação “Os Comedores de Meia” apresenta pequenas criaturas que adoram comer meias; por fim, Komaneki, o Gatinho Curioso acompanha um gatinho japonês que adora fazer bonequinhos para animação.

Em Chamas – Sinopse

Durante um dia normal de trabalho como entregador, Jong-soo reencontra Hae-mi, uma antiga amiga que vivia no mesmo bairro. A jovem está com uma viagem marcada para o exterior e pede para Jong-soo cuidar de seu gato de estimação enquanto está longe. Hae-mi volta para casa na companhia de Ben, um jovem misterioso que conheceu na África. No entanto, o forasteiro tem um hobby peculiar, que está prestes a ser revelado aos amigos.