Eduardo e Mônica filme Eduardo e Mônica filme

Eduardo e Mônica | Filme é premiado em festival internacional

Dirigido por René Sampaio e inspirado na canção de Renato Russo, “Eduardo e Mônica” recebeu o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no conceituado Festival Canadense

“Eduardo e Mônica”, longa-metragem baseado nos personagens criados por Renato Russo, foi premiado como Melhor Filme Estrangeiro no Edmonton Film Festival. O tradicional evento dedicado a filmes independentes e plurais qualifica curtas-metragens para o Oscar e tem tradição em selecionar filmes que futuramente serão candidatos ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Em 2016 o festival programou todos os cinco indicados ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro, juntamente com Moonlight, que acabou vencendo na categoria de Melhor Filme.

O festival acontece desde 1986 na cidade Edmonton, no estado de Alberta, no Canadá e em 2020 o evento exibe os filmes com a presença de público nos cinemas da cidade e entre os concorrente que disputaram o prêmio com “Eduardo e Mônica” estão filmes protagonizados  por estrelas de Hollywood como Anthony Hopkins e Christopher Walken.

O filme foi exibido dia 3 e será reexibido dia 7 sem a presença da equipe pois a pandemia impossibilita o trânsito internacional no momento. Para a 7ª arte não existem barreiras e a história seguiu com sua força para trazer esse prêmio para o Brasil.  O  Edmonton Film Festival foi um dos poucos festivais que conseguiram ser realizados de forma presencial, com o filme sendo exibido na  tela grande em salas de cinema. “Essa foi uma exigência dos produtores para que o filme participasse de festivais. Desde o início da pandemia o filme foi convidado para diversos festivais que tiveram edições online, mas foi obrigado a declinar dos convites  até sua estreia comercial nas salas do Brasil” explica René Sampaio.

Segundo a produtora Bianca de Felippes, a adaptação da famosa canção de Renato Russo, que teve sua estreia comercial adiada devido a pandemia de Covid-19,  tem previsão de chegar aos cinemas em 2021. “Nossa aposta é que Eduardo e Mônica seja um filme pra tela grande e por isso vamos esperar pra exibir nos cinemas, para que o público possa curtir essa história de amor com segurança”, complementa Bianca.

“Eduardo e Mônica” conta a história de amor que acompanha o relacionamento de Mônica (Alice Braga), a estudante de medicina e Eduardo (Gabriel Leone) o rapaz amante de novelas e futebol de botão, que precisam superar as muitas diferenças para viver um grande amor na Brasília dos anos 80.