Documentário cearense é selecionado para Festival Internacional no México

Novo documentário da TV Assembleia, “Consigo”, traz vivências de pessoas que optaram pela reclusão

No próximo sábado, dia 7 de dezembro, às 19 horas, estreia, na programação da TV Assembleia, o filme “Consigo”, produzido pelo Núcleo de Documentários da Casa. O documentário conta histórias pessoas que abriram mão de uma vida comum em sociedade, para experimentar um propósito maior: ter paz e viver as suas próprias realidades. Nele, estão três personagens: Irmão Emanuel da Comunidade Sagrada Mariana Oásis da Paz, Maria Alacoque, advogada, aposentada, moradora do Lar Torres de Melo, e Marcos Natureza, aposentado do Banco do Estado do Ceará.

Vale ressaltar que a história de Marcos Natureza, particularmente, ficou tão interessante que o Núcleo de Documentários decidiu inscrevê-lo, na categoria curta-metragem, em diversos festivais de cinema nacionais e estrangeiros. “Consigo – A Escolha de Marcos Natureza”  foi selecionado para o Festival Internacional de Cinema para Uma Cultura de Paz (FICCPAZ), que acontece entre 19 e 22 de dezembro, na cidade de Xalapa, no México e foi semi-finalista no Festival Internacional de Cinema de Banglore, na Índia.

consigo

“No documentário completo temos histórias surpreendentes e emocionantes de pessoas que optaram pela reclusão e me sensibilizaram. Talvez a vida dessas pessoas emocione o público também”, justifica o videomaker Marcelo Alves que foi um dos idealizadores do documentário ao lado da coordenadora do Núcleo de Documentários da TV, Angela Gurgel. A edição é de Vinicius Augusto Bozzo, as artes são de Daniel Cardoso e imagens de Marcelo Alves e Salomão Costa. O filme conta, ainda, com a música “Relógio do Mundo” do compositor cearense Cristiano Pinho.

As gravações foram realizadas durante vários dias com cada personagem com o objetivo de acompanhar as suas rotinas, seus pensamentos, seus aprendizados e lições de vida.

“Consigo” reprisa, no domingo, dia 8 de dezembro, às 22 horas. O Núcleo de Documentários é composto, ainda, pelas jornalistas Ana Célia de Oliveira e Janaína Gouveia.

Continue no CosmoNerd para mais novidades, listas e análises da cultura pop, geek e nerd. Aproveite para se inscrever em nosso canal do Youtube, ativando as notificações para não perder nenhuma novidade em vídeo.