Para promover sua adaptação de Duna, o diretor Denis Villeneuve (Blade Runner 2049) vem dando muitas entrevistas. Em uma delas, para o Elmundo, Villeneuve foi questionado sobre sua opinião com relação ao inchado turbilhão de filmes de super-heróis que toma conta das telas. Sem se esquivar do tema, ele provocou:
“Muitos filmes da Marvel nada mais são do que um recorte e colagem de outros.”
Completamente errado o mestre Villeneuve não tá. Talvez o que falte dele, e de diretores como Martin Scorsese – que também criticou a enxurrada de filmes de heróis -, seja lançar um olhar mais atento a esse universo e ver que ele tem tentado se reinventar, buscando colocar camadas interessantes em algumas produções.
A adaptação do diretor para Duna conta com um elenco estelar, trazendo Timothée Chalamet (Me Chame pelo Seu Nome; O Rei), Rebecca Ferguson (Doutor Sono), Oscar Isaac (Os Últimos Jedi), Javier Bardem (007 – Operação Skyfall), Josh Brolin (Vingadores: Ultimato), Stellan Skarsgard (Mamma Mia!), Zendaya (Homem-Aranha: De Volta ao Lar), Jason Momoa (Aquaman) e Dave Bautista (Guardiões da Galáxia).
O romance de ficção científica, escrito pelo americano Frank Herbert, já foi adaptado para as telas por David Lynch em 1984.
Duna estreia em 22 de outubro nos cinemas.