O Cinema do Dragão abre mais uma cine semana com dupla estreia. A partir desta quinta-feira (21), entram em cartaz ‘Elis & Tom, só Tinha que ser com Você’ (Roberto de Oliveira e Jom Tob Azulay) e ‘Adeus, Capitão’ (Vincent Carelli e Tita). A programação comemorativa dos 10 anos do Cinema do Dragão, “Rememorações” encerra neste domingo (24), com a exibição gratuita dos filmes ‘Matar ou Correr’ (Carlos Manga) e de ‘O Céu de Suely’ (Karin Aïnouz).
Continuam em cartaz: o filme ‘Oldboy’, clássico do cinema coreano dirigido por Park Chan-wook (‘Decisão de Partir’, ‘A Criada’, ‘Mr. Vingança’), em versão remasterizada e restaurada em 4k; o documentário ‘Retratos Fantasmas’ (Kleber Mendonça Filho), consagrado com filmes como ‘O Som ao Redor’, ‘Aquarius’ e ‘Bacurau’; ‘Passagens’ (Ira Sachs), aclamado na última edição do Festival de Berlim e no Festival de Sundance; ‘Para Onde Voam as Feiticeiras’ (Eliane Caffé, Carla Caffé e Beto Amaral), que reúne sete artistas que performam nas ruas da cidade de São Paulo e interagem coletivamente; ‘Lobo e Cão’ (Cláudia Varejão), primeiro longa de ficção da diretora portuguesa, premiado no Festival de Veneza; ‘Estranha Forma de Vida’ (Pedro Almodóvar), protagonizado por Pedro Pascal e Ethan Hawke; a ficção científica e comédia ‘Asteroid City’ (Wes Anderson), que teve sua estreia na última edição do Festival de Cannes; ‘Ithaka – A Luta de Assange’ (Ben Lawrence), documentário dirigido pelo inglês Ben Lawrence e produzido pelo irmão de Assange que mostra a batalha pela liberdade de Julian Assange vista por uma dimensão pessoal no retrato de um pai lutando para salvar seu filho; e ‘Mirante’ (Rodrigo John), filme entre o documental e o experimental que reúne imagens filmadas durante 11 anos através da janela do apartamento do diretor.
Os ingressos para as sessões regulares custam R$ 8,00 (meia) e R$ 16,00 (inteira) de quarta a domingo, podendo ser adquiridos na bilheteria física ou na bilheteria virtual (ingresso.com/cinema/cinema-
As estreias
Na sala 1, o documentário ‘Elis & Tom, só Tinha que ser com Você’, dirigido por Roberto de Oliveira e Jom Tob Azulay (‘Os Doces Bárbaros’) traz imagens inéditas, gravadas em 16mm, que registram a gravação do disco histórico que reuniu Elis Regina e Tom Jobim, em 1974. Através de arquivos e entrevistas, o espectador é levado por uma viagem no tempo, participando de momentos de conflito e também de pura alegria, revelando momentos íntimos do processo criativo e das personalidades extraordinárias desses artistas. O longa foi premiado na 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e foi exibido no Marché du Film do Festival de Cannes, em 2023.
Na sala 2, ‘Adeus, Capitão’, dirigido por Vincent Carelli e Tita, encerra a trilogia indigenista iniciada com ‘Corumbiara’, em 2009, seguida por ‘Martírio’, 2017, com direção de Carelli em parceria com Tatiana Almeida (Tita) e Ernesto de Carvalho. Filmado entre 1987 e 2019, o longa narra a saga do grande chefe, o Capitão Krohokrenhum, do povo indígena Gavião, no sul do Pará. Narrado pelo próprio diretor, o filme traz não só um retrato sensível e próximo do líder que dedicou sua vida à luta pela dignidade Gavião, mas também apresenta uma reflexão decisiva sobre a realidade dos povos indígenas no Brasil.