fica mais escuro antes do amanhecer - thiago luciano - divulgação fica mais escuro antes do amanhecer - thiago luciano - divulgação

Fica Mais Escuro Antes do Amanhecer: Caco Ciocler e Lucy Ramos

Quais consequências da perda de um filho na vida de um casal? Essa é a pergunta que move “Fica Mais Escuro Antes do Amanhecer”, novo longa do diretor Thiago Luciano que estreia em todo o Brasil dia 30 de agosto com distribuição da O2 Play.
Acompanhando o ponto de vista de Iran, o marido, o espectador é convidado a mergulhar no dia a dia de um povoado atemporal, que sofre com as mudanças climáticas extremas e está fadado a presenciar o último pôr do sol antes de o mundo entrar em um período de escuridão total em Fica Mais Escuro Antes do Amanhecer.
Recheado de metáforas, mistério e personagens instigantes, Thiago Luciano construiu o filme com um roteiro anti estrutural e se apropria de linguagem poética para contar a história. “Acredito que o cinema pode não ser só uma boa história, ele também é uma tela a ser preenchida de várias formas e linguagens. Arrisquei na linguagem fílmica e na linguagem estética porque minha intenção é que o público pense sobre o tema e que tenha uma experiência única vendo o filme”, explica o diretor.
Perda e luto são os temas principais do longa. “A ideia do filme surgiu a partir da minha vontade de falar sobre esse mal do século, a depressão, e também sobre a perda. Sei que perder e ganhar faz parte da nossa trajetória de vida, mas esse tema me afeta de maneira profunda e, de uma forma ou de outra, minhas obras esbarram nessa temática”, complementa.
Além de diretor e roteirista, Thiago interpreta o personagem principal, Iran. O elenco traz também Lucy Ramos como Lara, a esposa de Iran que sofre de uma depressão profunda após a morte do filho do casal, e Caco Ciocler no papel de Luciano, o chefe de Iran na fábrica de gelo.
As filmagens aconteceram em cidades do interior de São Paulo como Monte Mor, Louveira, Cordeirópolis e na patagônia. “Como esse é um filme de baixíssimo orçamento e não tínhamos muita verba para levar uma grande equipe para a patagônia, usamos muito efeitos especiais, feito por um grande artista, o Ricardo Einloft, pois as mudanças climáticas do filme são muito bruscas. Depois de rodar no Brasil, fomos para a patagônia com uma equipe menor, e rodamos por lá mais umas 7 diárias. O que percebemos durante a filmagem em temperatura muito baixa, é o cansaço excessivo da equipe. Tudo era muito mais difícil, então no meio da diária estávamos todos exaustos. O André Besen, diretor de fotografia, foi um grande parceiro para compor as imagens que discutimos na pré. Fez um trabalho lindo” explica Thiago.
O longa foi exibido na 40ª Mostra Internacional de Cinema de Sao Paulo, no Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro e no Sydney Word film Festival . Tem produção da Zero Grau Filmes, coprodução do Canal Brasil e chega aos cinemas de todo o Brasil dia 30 de agosto com distribuição da O2 Play.

Sobre o diretor Thiago Luciano

Em sua carreira como cineasta e roteirista, com vários filmes premiados: Longa metragem “Um Dia De Ontem”, protagonizado por Caco Ciocler, Melhor filme no Beverly Hills Hi-Def Film Festival, além do prêmio de Melhor Direção no Festival Iberoamericano de Sergipe. Roteiro e a direção do curta-metragem “Essa não é a história de Gregor Samsa”, melhor filme no 21 Festival Internacional de Curtas de São Paulo KINOFORUM e Toronto Independent Film Festival. Diretor do curta-metragem “Inocente”, Seleção Oficial Los Angeles Latino International Film Festival e Miami Film Festival; Thiago também foi o roteirista e diretor do curta-metragem “CAFÉ TURCO”, premiado pelo júri melhor curta-metragem no Festival de Paulínia, 2011 e Festival Iberoamericano de cinema de Sergipe, 2012. O curta foi selecionado entre os melhores 20 curtas-metragens do mundo, pelo Festival do YOUTUBE Yourfilmfestival, 2012. Na TV, criou e roteirizou a série “Meu Amigo Encosto” primeira serie produzida para o canal VIVA, através do Programa GLOBOSAT de roteiristas. Atualmente participa do núcleo criativo da produtora Panorâmica, com a série “Os Ausentes” um procedural investigativo, que escreve junto com Maria Carmen Barbosa. E está em fase de captação dos longas que assina o roteiro, “CARDUME” e “O Segundo Homem”.