Barbie Barbie

Barbie leva rasteira no Oscar e não irá competir na categoria de roteiro original

O maior sucesso dos cinemas mundiais em 2023, o filme da Barbie não irá competir por uma vaga na categoria de Melhor Roteiro Original no Oscar 2024, como a Warner esperava.

Segundo a Variety, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas definiu que o filme escrito por Greta Gerwig e Noah Baumbach se encaixa na categoria de Melhor Roteiro Adaptado, e não de roteiro original. O começo da votação final para os filmes que irão competir na premiação do Oscar deste ano vai começar no próximo dia 11 de janeiro.

Como comentou Dalenogare no (X) Twitter, crítico de cinema e membro da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais e do Critics Choice Awards, a “Academia é bem mais rígida ao levar em conta qualquer tipo de material prévio (produtos, publicações, etc). Warner fez grande campanha buscando sustentar o argumento de roteiro original”.

E continua: “Página inicial do roteiro de Barbie. A referência direta à boneca dos anos 50 encaixa com a noção da Academia de que o roteiro tem como base também todo um ecossistema de produtos de Barbie da Mattel. Isso já seria suficiente para posicionar como adaptado”.

O filme está concorrendo em 18 categorias do Critics Choice Awards 2024 e 9 indicações no prêmio Globo de Ouro 2024. Uma continuação do filme pode ser anunciada oficialmente em breve pela Mattel.

Sucesso extraordinário de público, Barbie arrecadou US$ 1,4 bilhão, uma das maiores bilheterias de 2023. No Brasil, o longa levou mais de 10 milhões de pessoas às salas de cinema nacionais, somando mais de 200 milhões de reais em bilheteria. O filme acabou voltando aos cinemas em setembro, com exibição em IMAX e pequenos trechos inéditos.

Barbie está disponível no catálogo da HBO Max.