Aceccine - Cabeça de Nêgo
Filmes

Aceccine elege os melhores filmes de 2020

Críticos de cinema da entidade elegeram os longas e curtas que mais se destacaram no ano em exibições presenciais e/ou on-line

Diego Barbarossa

28 jan, 2021

A Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine) anunciou os filmes que mais se destacaram em 2020. De acordo o corpo de associados composto por profissionais da crítica de cinema que atuam no Ceará, foram citados 73 filmes entre longas, médias e curtas-metragens.

Para as categorias de melhor longa-metragem brasileiro e estrangeiro, além de considerar os lançamentos comerciais lançados entre janeiro e dezembro de 2020, os filmes que estrearam diretamente em serviços de streaming também estavam elegíveis. Na categoria de melhor longa-metragem cearense, além dos critérios anteriores, também foram consideradas as produções exibidas em festivais de cinema – nesse ano, principalmente os eventos à distância.

Dentre os destaques estão Cabeça de Nêgo como melhor longa cearesense e Babenco como melhor longa brasileiro. Confira abaixo a lista dos vencedores pela Aceccine:

Melhor Longa-metragem Cearense:

Cabeça de Nêgo”, de Déo Cardoso

Melhor Longa-metragem Brasileiro:

Babenco – Alguém Tem Que Ouvir o Coração e Dizer: Parou”, de Bárbara Paz

Melhor Longa-metragem Estrangeiro:

Retrato de uma Jovem em Chamas” (França), de Céline Sciamma

Melhor Curta-metragem Cearense:

Noite de Seresta”, de Sávio Fernandes e Muniz Filho

Melhor Curta-metragem Brasileiro:

República” (SP), de Grace Passô

Deixe um comentário