Netflix: Filmes obrigatórios para os fãs de tecnologia

44
netflix-Photo-by-Thibault-Penin-on-Unsplash
netflix-Photo-by-Thibault-Penin-on-Unsplash

Há alguns anos, a tecnologia ganhou papel central no cinema, servindo como protagonista para grandes histórias, envolvendo interações entre humanos e máquinas, relatos por trás de grandes inovações e até futuros imaginados com invenções mirabolantes. Muitos filmes com essa temática estão disponíveis na Netflix, e nós preparamos uma pequena lista com os essenciais para quem é fã do assunto.

Privacidade Hackeada

Um dos temas mais discutidos atualmente no mundo da tecnologia é a privacidade virtual. Este documentário mostra esta questão através de um acontecimento marcante: o escândalo envolvendo o Facebook e a Cambridge Analytica, que utilizou dados de mais de 80 milhões de usuários sem autorização prévia. O filme reúne especialistas no assunto e pessoas envolvidas diretamente em todo o processo dos vazamentos.

Jaime Caballero é formado em engenharia e escreve para o MAGODATECNOLOGIA. Para ele, o episódio narrado em “Privacidade Hackeada” tem um papel central na forma como pensamos nossas tecnologias pessoais hoje em dia, já que abriu discussões muito importantes sobre os limites da internet e fez a população buscar mais conhecimento sobre segurança virtual, o que fica evidente ao observar o aumento da procura por produtos que garantem um uso mais privativo da internet.

Seleção Artificial

Na verdade esta é uma série documental, mas com episódios longos e muito explicativos, dá para considerar cada um deles como um filme. O tema principal é a edição genética, abordando a história e as motivações por trás do movimento biohacker. É obrigatório para os fãs de tecnologia por tratar de um momento em que o desenvolvimento é tão grande que se relaciona a questões éticas e legais.

Akira

Akira é um marco do movimento cyberpunk e um dos animes mais consagrados de toda a história. Tendo como fundo um mundo onde o desenvolvimento tecnológico foi crucial para o aumento das desigualdades, é fundamental para repensar nossas relações com as inovações. Além da história, toda a técnica de animação envolvida no filme também vale a pena, pois é extremamente avançada para a época. A Warner anunciou uma adaptação para animação, mas a produção foi adiada no fim do ano passado.

Print The Legend

Esta produção original da Netflix é um prato cheio para quem ama acompanhar os bastidores das tecnologias. O filme mostra a corrida pelo desenvolvimento de impressoras 3D, na época em que esta técnica era apontada como uma das mais promissoras do mundo. Essa corrida envolve todo o processo de pensamentos e inovações que tentam tornar o artefato mais acessível para a população.

Anon

Este filme original Netflix passa em um mundo que conseguiu extinguir a criminalidade, graças a um sistema tecnológico de segurança. Porém, as liberdades civis se perderam nesse processo.  Grandes filmes de ficção científica abordam a questão da vigilância excessiva, mas a diferença de Anon é que a grande aproximação com a as tecnologias atuais causa vários questionamentos.

Publicidade