Raphael (Ph) Carmo

4 jan, 2017

Filmes

Você aceitaria participar de um jantar com sua ex-esposa e amigos depois de uma separação complicada? Essa é mais ou menos a premissa de The Invitation (O Convite), um filme pouco conhecido de 2015 que está na Netflix.

O suspense acompanha a ida de Will e sua nova namorada para esse jantar, lá rola uma torta de climão violenta quando pessoas estranhas aparecem na festa e a ex-esposa de Will parece fazer parte de um culto estranho com seu novo namorado. Feridas do passado são abertas e o clima de tensão perdura o filme todo.

os personagens em uma mesa de jantar

Não da para falar muito da trama sem estragar o longa, mas posso dizer que o clima todo do filme é bem tenso e a ótima fotografia claustrofóbica e limitada ajuda bastante nisso. O diretor é um ditador que só mostra o que quer e em vários momentos você se sente na pele do personagem principal, sempre desconfiado e tentando ver algumas coisas de canto de olho e interpretar as feições dos outros personagens, essas técnicas causam uma confusão na gente e nos colocamos no lugar de Will.

A dúvida e descrença é uma peça importante da trama, estamos o filme todo como detetives tentando desvendar algo de errado que está rolando. Em vários momentos o filme brinca com nossa percepção enquanto passeia sobre a descrença do personagem principal. Será que ele está ficando louco ou tem algo errado com essas pessoas?

Will vendo seu reflexo em vários espelhos

Infelizmente essa tensão é esticada e o filme pode parecer meio monótono,demorando demais para nos dar respostas e apostando em cenas que não acrescentam muito na narrativa, repetindo ações que servem para construir personagens ou a tensão. Mas fica a dica, a espera vale a pena e o final do filme é competente e interessante até o último minuto.

The Invitation é um ótimo thriller psicológico e vai prender sua atenção para descobrir o mistério dessa festa estranha com gente esquisita. Possui alguns diálogos meio bobos mas recompensa com uma ótima carga dramática. Não veja trailers e não veja sinopses, quanto menos você souber, melhor.

Continue ligado no CosmoNerd para mais análises e novidades da cultura pop, geek e nerd. Diariamente postamos conteúdo em vídeo, áudio e texto sobre filmes, séries, quadrinhos, games e livros.

Deixe um comentário