um lugar silencioso
Filmes

Um Lugar Silencioso: confira curiosidades da produção

Edipo Pereira

1 jan, 2022

Para começar 2022 em grande estilo, os assinantes do serviço Netflix já podem conferir Um Lugar Silencioso (A Quiet Place), sucesso de 2018 dirigido por John Krasinski, que também coestrela o filme ao lado de sua esposa Emily Blunt.

A trama se passa em uma fazenda nos Estados Unidos, onde uma família do Meio-Oeste é perseguida por uma entidade fantasmagórica assustadora. Para se protegerem, eles devem permanecer em silêncio absoluto, a qualquer custo, pois o perigo é ativado pela percepção do som.

Confira algumas curiosidades sobre Um Lugar Silencioso:

  1. O longa foi uma das grandes surpresas no ano de seu lançamento, arrecadando cerca de US$ 350 milhões para um modesto orçamento de US$ 17 milhões (leia a nossa crítica aqui).
  2. Tal desempenho obviamente garantiu a produção da sequência intitulada Um Lugar Silencioso - Parte II, que deveria ter sido lançado em 2020. No entanto, as complicações globais com a Covid-19 adiaram a estreia para junho de 2021 aqui no Brasil.
  3. Nas cenas, há fotos reais do casal protagonista, uma vez que John Krasinski e Emily Blunt são casados na vida real.
  4. Nos supermercados, podemos ver que o estoque de comida desse mundo pós-apocalíptico se esgotou... Exceto pelos salgadinhos, já que os pacotes fazem muito barulho quando abrimos, e a regra é silêncio total!
  5. Millicent Simmonds, a atriz que interpreta Regan, é realmente surda. Essa foi uma exigência inegociável de John Krasinski (também diretor do filme), confidenciando que a atriz adorou a forma de comunicação de cada personagem: enquanto o pai era focado na sobrevivência com gestos diretos e práticos, a mãe também buscava oferecer uma visão de mundo mais bela e suave aos filhos.
  6. Veio de Simmonds uma sugestão de alteração no roteiro que arrancou lágrimas do diretor: durante a cena entre Lee e seus filhos. A atriz sugeriu que ao invés de dizer o "eu te amo" do roteiro original, ele falasse "eu SEMPRE amei você". Essa fala produziu ainda mais efeito pelo contexto do filme.
  7. A cena da banheira, definitivamente uma das mais tensas do filme, foi feita em apenas uma tomada. A sincronia entre marido e esposa deu tão certo (e a habilidade de Emily Blunt é tão impressionante) que "ela pediu o que tinha para comer depois". Palavras do diretor.
  8. A aparência da criatura de Um Lugar Silencioso só foi decidida no período de pós-produção do filme, quando já havia todas as cenas gravadas.
  9. Filmes como A Bruxa (Robert Eggers), Corra! (Jordan Peele) e Alien - O 8º Passageiro (Ridley Scott) serviram de inspiração para John Krasinski criar Um Lugar Silencioso. O diretor, que até então não se considerava grande fã de filmes de terror, reviu esses longas algumas vezes e anotava as cenas que o faziam se sentir assustado para entender melhor o que o deixava nervoso.
  10. Jim Halpert, é você? Durante as gravações, Millicent Simmonds e Noah Jupe fizeram uma maratona da série de comédia The Office, na qual John Krasinski vive um dos personagens principais.
Deixe um comentário