Você já dever visto os primeiros trailers de Homem-Aranha: De Volta ao Lar – o voltado para o mercado americano e o internacional – e ligado o alerta de hype. Na madrugada dessa sexta-feira (dia 09), durante o Jimmy Kimmel Live, Marvel e Sony deram mais um grande passo na recente parceria, mostrando ao mundo o quanto esse acordo já deu certo. Afinal, é impossível imaginar que o filme passe por algum tipo de desastre.

Mas, após um período de emoção, é preciso analisar o que nos foi mostrado e brincar de adivinhar o que a trama nos reserva. Falando logo dos dois trailers, é possível encontrar o denominador comum entre eles: Robert Downey Jr/Tony Stark. Apesar de algumas cenas diferentes e um clara mudança de foco nas duas peças, o Homem de Ferro está presente, exercendo seu novo papel de mentor (da maneira mais torta possível).

A química entre Homem-Aranha e Ferroso parece ter uma importância na história, ainda que nem tudo seja um campo florido. Existe ali a admiração do jovem Peter Parker, solidificada durante os eventos da Guerra Civil. Mas também um certo incômodo do garoto em ser tratado, bem, como um garoto. O que pode gerar algum tipo de atrito, especialmente quando o trailer faz um jogo bacana com as cenas onde Tony dá alguns conselhos enquanto o Cabeça de Teia parece não segui-los.

Nós sabemos que, no mundo das HQ’s, o Homem-Aranha é maior que o Homem de Ferro. Ainda que os filmes tenham influenciando bastante alguns direcionamentos nas revistas. Mas no MCU é o Tony Stark que dá as cartas, por isso Robert também é utilizado como uma ferramente de propaganda. Mas antes que seu drama alcance níveis irreversíveis, ainda estamos falando de um longa do Cabeça de Teia, então não espere que os holofotes estejam todos voltados para o Tony.

homecoming_08

Assim como no passado brilhante, o colegial é um elemento marcante nas histórias do Homem-Aranha. E De Volta ao Lar vai seguir esse ensinamento. Apesar do trailer internacional ter mais ação, o vídeo americano foca mais na vida civil de Peter Parker. Sua amizade com Ned Leeds (Jacob Batalon, que parece uma mistura de dois personagens: Ned e Ganke Lee, que é da versão Ultimate do Aranha).

Existe também um certo dilema na vida de Peter: como viver uma rotina após ter lutado ao lado dos Vingadores? Claro que isso também é marca registrada, o combate ao crime conciliado com os estudos e a vida social. Se bem trabalhado, pode ser algo bastante interessante de acompanhar.

E como todo adolescente, Peter Parker tem seus amores de colégio. Mas aqui existe uma certa quebra de expectativa. Enterrando a esperança de alguns, Zendaya não será a Mary Jane. Sua personagem se chama Michelle e parece fazer parte do ciclo de convívio de Peter. No vídeo ele aparece babando por Liz Allan, que será interpretada por Laura Harrier. Aliás, ela está presente em boa parte das cenas de ação.

Mas algo chamou atenção dos fãs mais atentos. Uma personagem loira caminhando ao lado de Liz, impossível não pensar logo em Gwen Stacy. Mas nem tudo que reluz é ouro. A atriz Angourie Rice está escalada para viver Betty Brandt, outra clássica personagem das HQ’s do Homem-Aranha.

homecoming_04

Na parte dos vilões, o destaque vai para O Abutre. Clássico inimigo do Homem-Aranha, ele será vivido por Michael Keaton. Apesar de não ter seu nome revelado, é seguro afirmar que estejamos falando de Adrian Toomes, já que outras pessoas também assumiram o manto do vilão. Adrian é conhecido por ser um inventor, então será que o traje que vimos foi criado por ele ou tem outra origem? Mas já é possível cravar o quanto a atuação de Keaton parece certeira, dando um tom mais ameaçador ao Abutre.

Ainda temos o Shocker, um dos sacos de pancada favoritos do Aranha. Que também carrega uma dose de mistério consigo. No IMDb, o ator Bokeem Woodbine (Fargo) está escalado para interpretar o vilão. Mas em algumas cenas é possível ver outro personagem com uma jaqueta que emula o visual clássico de Herman Schultz. Será que teremos uma gangue do Shocker? Donald Glover também tem uma rápida aparição, ao lado de um dos bandidos. Seu papel ainda é uma incógnita, mas pode ser que ele esteja por trás das armas que aparecem no trailer.

Aliás, as armas também tem um certo destaque. Aparecendo com Shocker e também com o Abutre, o que nos faz imaginar que exista alguma parceria entre eles. Algo para facilitar a tarefa de emplacar o caos e eliminar o Homem-Aranha de quebra. Ou Toomes pode ser o líder da suposta gangue, fornecendo as ferramentas para os trabalhos. Enfim, várias possibilidades.

spider-man_homecoming_16

Mas o grande momento dos trailers é quando o Homem-Aranha segura a duas partes da balsa destruída pelo Abutre. Uma cena linda, que representa todo o heroísmo do personagem. E talvez esse seja o grande plot do filme, mostrar Peter tendo que provar para os outros, e principalmente para si, que ele é capaz de encarar essa vida. Mesmo que pareça impossível e tudo esteja contra ele, ainda sim é preciso levantar-se e encarar a briga.

Claro que muita coisa ficou de fora, mas estamos falando do primeiro trailer. Com direção de Jon Watts, Homem-Aranha: De Volta ao Lar chega aos cinemas nacionais em 6 de julho do ano que vem.