Um novo episódio do Disney Gallery: The Mandalorian foi disponibilizado no Disney+ e, finalmente, podemos acompanhar os bastidores da cena mais comentada da segunda temporada. Entre as curiosidades que envolvem a celebrada cena – com um tal Luke Skywalker –, descobrimos através do diretor e produtor Jon Favreau que a voz de Mark Hamill na edição final não é na verdade sua voz (via CBM).
“Algo que as pessoas não perceberam é que a voz dele não é real”, confirmou Favreau. “Sua voz, a voz do jovem Luke Skywalker, é totalmente sintetizada usando um aplicativo chamado Respeecher.”
Matthew Wood, o editor de som, acrescentou:
“É uma rede neural na qual você alimenta informações e ela aprende. Então, eu tinha material de arquivo de Mark naquela época. Tínhamos ADR gravados limpos dos filmes originais, um livro em fita que ele fez a partir desse material, e também áudios de rádio de Star Wars que ele fazia naquela época. Pude obter gravações limpas disso, colocá-las no sistema e eles foram capazes de dividir e alimentar sua rede neural para absorver esses dados.”
O episódio especial Disney Gallery: The Mandalorian chegou ontem (25) no Disney+. As duas primeiras temporadas de The Mandalorian estão disponíveis no streaming da Disney.
Leia aqui nossa crítica da ótima segunda temporada da série. Aproveite e confira também todas as novidades que estão por vir no universo Star Wars.