Existia uma lenda na internet na época do Orkut que a Hello Kitty era do demônio. Essa teoria pode acabar se tornando realidade pois a nova série da Sanrio (empresa responsável pela gatinha) é sobre uma pandinha estressada que canta Black Metal.

Aggretsuko conta a história de Retsuko, uma pandinha vermelha de 25 anos que trabalha na contabilidade de uma empresa japonesa. Ela passa pelos mesmos problemas que muitos de nós: chefes abusivos, problemas românticos e crises de ansiedade. À primeira vista ela é o padrão de funcionária fofa e responsável mas ela possui um segredo: a noite ela vai para uma sala de karaokê para cantar Death Metal e liberar o stress. A personagem já existia em curtas de 1 minuto, mas agora ela ganhou sua própria série.

O desenho já chama atenção por causa da bizarrice, é muito louco você ver essa personagem fofinha se transformando em uma versão infernal do Gene Simmons e liberando o demônio interior com um Death Metal em japonês sujo e agressivo. É impossível não se identificar e chorar de rir quando ela estoura e lança suas músicas falando sobre seus problemas. Quem nunca quis jogar na cara do seu chefe que você o odeia gritando com uma voz gutural?

Mas além da premissa básica, Aggretsuko consegue ser um bom desenho adulto que fala sobre problemas reais e critica muito o ambiente corporativo. Existem críticas ao machismo, abuso de poder, relações no ambiente de trabalho e outros. Sem falar que é impossível não se identificar com os problemas pessoais que a personagem principal passa, abrindo também algumas discussões sobre problemas psicológicos como ansiedade e a relação desses problemas com o trabalho.

O ritmo da série é muito bom e a história evolui de forma natural, os episódios tem em torno de 15 minutos sempre trazendo um problema atual e desenvolvendo a história principal. Existem alguns episódios que iniciam com problemas comuns em que a personagem extravasa usando o metal, eu gostaria que eles mantivessem esse modelo, como se fossem mini curtas dentro do episódio como já acontecia antes.

Aggretsuko é um desenho adulto leve que trata de temas importantes de uma forma muito divertida. A forma como a personagem se transforma quando canta metal é sempre  muito engraçada mas além disso a série também consegue trazer outros momentos divertidos. A animação é simples mas funcional e a dublagem brasileira está de parabéns, deixando algumas cenas bem divertidas. Aguardando ansiosamente a segunda temporada.

Comentários